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segunda-feira, 28 de agosto de 2017

FRANCISCO MARINGELLI | Por ele mesmo


O desenho e a pintura representam os meus interesses iniciais nas artes plásticas. As minhas primeiras experimentações com a gravura foram feitas em relevo, com xilogravura e linoleogravura.
Obras de Munch, Goeldi e dos gravadores-pintores da Brücke me forneceram um repertório de formas e soluções gráficas que alimentaram minhas ambições artísticas. Logo em seguida surgiram artistas como Marcelo Grassmann, Hansen Bahia, Lívio Abramo, Lasar Segall, Renina Katz, Rubem Grilo, Max Beckmann, Otto Dix, George Grosz e Anselm Kiefer, que impulsionaram a minha produção quanto à qualidade da fatura.
Entre as preocupações mais gerais de meu trabalho com a gravura, destaca-se a presença de séries temáticas, que se sucedem ao longo do tempo.
A paisagem urbana, inspirada pelo centro histórico de São Paulo, predomina na série feita entre 1987 e 1992. Há, de minha parte, observação de aspectos caóticos da cidade e das ações das pessoas nesse cenário urbano povoado de fatos e reações incríveis.








As imagens de objetos que se acumulam no ateliê casualmente tiveram início nos anos de 1994-1995 e foram tratadas em grandes dimensões, pois me interessava aproximar a gravura da linguagem muralista. O retrato como tema é caro à minha obra gráfica, pois se constitui uma espécie de registro contínuo de tempo, registro, contudo, de ordem subjetiva.
No princípio, a cor iluminava um ou outro elemento da imagem, na qual predominava o preto. Quando o recorte de cada plano de cor se impôs, decidi-me pela separação das cores em diferentes matrizes, reservando o preto para a matriz-chave. Há em minha gravura sempre uma tonalidade rebaixada resultante do interesse pelo emprego da cor em obras de alguns pintores, como Morandi, por exemplo. Com o controle da vibração, ressalta-se o desenho e cria-se uma unidade cromática consoante uma austeridade na apreensão da imagem gráfica. A cor liberta a edição de preocupação com tiragem padronizada, ao mesmo tempo possibilita inúmeras mudanças de atmosfera em cada estampa.
A experimentação com outros materiais que servem de matriz para a gravação me tem conduzido a diferentes efeitos e qualidades gráficas no que concerne ao corte e à impressão. Uso madeira, linóleo, prensados e sintéticos.
Em meu trabalho há utilização da linguagem do cartaz na medida em que este participa de um vocabulário urbano detentor de apelo visual agressivo capaz de anunciar os desenvolvimentos presentes nas séries gráficas expostas intramuros. As peças gráficas para divulgação têm lugar em volantes que anunciam cursos ou oficinas e visam materializar frente às pessoas a essência da linguagem por meio da qual me expresso.
Em mostra como Imagus, de 1986, e Demogorgon, de 1995, os cartazes têm papel proeminente, pois procuram exprimir (também através de auto-retratos) transfigurações de minha própria figura. Tal preocupação em resgatar a memória por meio de registro de marcas deixadas pelo uso e pelo tempo comparece também em Máscaras e Máculas, de 1992. Nesta série, apresento um conjunto de objetos que constituem imagens que remetem para a construção de esculturas, outro meio de expressão que alimenta meu trabalho gráfico.

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Depoimento inserido no livro Gravura: arte brasileira do século XX (São Paulo: Itaú Cultural/Cosac & Naify, 2000). Página ilustrada com obras de Francisco Maringelli (Brasil), artista convidado desta edição de ARC.


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ÍNDICE # 101

EDITORIAL | A persistência do mistério

AARÓN ALMEIDA HOLMQUIST | Paisaje y exilio en David Cortés Cabán

ALFONSO PEÑA | Bob Danco y la historia del mono azul

ESTER FRIDMAN | Liberdades, prisões, ilusões

HAROLD ALVARADO TENORIO 1882-1915 El Modernismo en Colombia

HILDEBRANDO PÉREZ GRANDE | Cien años de soledad y moi

JOSÉ ÁNGEL LEYVA | Jordi Virallonga, el alma de los cinco sentidos

LEDA RITA CINTRA | Brasil ilustrado

MARIA LÚCIA DAL FARRA | Cartas para quem? Leitura de Cartas a Sandra, de Vergílio Ferreira

OMAR CASTILLO | Mallarmeanas al timbal

SUSANA WALD | Reencuentro con Edouard Jaguer, impulsor del movimiento Phases
  
ARTISTA CONVIDADO FRANCISCO MARINGELLI | Por ele mesmo

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Agulha Revista de Cultura
Número 101 | Agosto de 2017
editor geral | FLORIANO MARTINS | floriano.agulha@gmail.com
editor assistente | MÁRCIO SIMÕES | mxsimoes@hotmail.com
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revisão de textos & difusão | FLORIANO MARTINS | MÁRCIO SIMÕES
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