segunda-feira, 6 de abril de 2015

CARLOS CHACÓN ZALDIVAR | Manitta Angelo y la academia internacional Il Convivio








Manitta Angelo
Entre as ilhas e continentes como Lezama Lima disse que é um eterno diálogo social, na primeira o vento irá manter e defender as bandeiras da tradição e os melhores frutos da identidade, este é o caso da Sicília e os intercâmbios culturais com o seu outras cidades italianas. Em seu território, de Castiglione di Sicilia é a sede da prestigiosa Academia Internacional Il Convivio, o que leva o poeta e ensaísta Manitta Angelo (Sicilia, 1955). Formado em Letras pela Universidade do Catania, onde presentou la tesi Il fu Mattia Pascal di Pirandello, professor di Lingua y Literatura durante anos na institutos superiores. Estreou-se na poesia, em 1981, com Fragmenta, Catania. Fundador da Academia Internazional Il Convivio y da revista Il Convivio en 2000. Autor de vasta obra en poesia, conto, romance y outras.
Trata-se de um prestigiado projecto alternativo para barrar as suas actividades e iniciativas em toda a área abrangida pelo sócio culturais multiplicando os encontros entre os criadores dos mais diversos grupos de intelectuais e manifestações localizadas na Itália e no mundo todo. Arte exposições, concursos literários, seminários, workshops, criação de espectáculos musicais e de poesia, seminários sobre as questões culturais de curso mostram interesse e um debate aberto a partir dessas propostas.
As academias têm suas origens na Grécia e, em seguida, espalhados pelo mundo moderno e ainda continuar a implantar uma batalha no campo da cultura torna-se uma reafirmação da identidade dos valores humanos. [CCZ]

Risques PereiraCCZ Quando existe a Academia Internacional Il Convívio e quais são os seus principais objectivos do projecto sociocultural?

MA A Academia Internacional Il Convívio é recente, mas a força dos seus fundadores, tornou-se um tempo para um dos mais activos do que existe hoje na Itália.
Fundada por mim, em 21 Dezembro 2000 por Enza Conti, o actual director da revista "Il Convívio, é baseado em Castiglione di Sicilia, Catania Província, uma região cuja história está mergulhada nas raízes de tempo testemunhos antigos namoro períodos da Idade Cobre (1800-1900 AC).
Na Grécia antiga era emerge nesta área uma próspera cidade, que durante séculos foi o mais florescente centro de cultura Etneo alcantarina-remoto. À margem de terra entre o mar Jónico e Etna magestuoso ou ideia de criar um centro cultural que interage não só com a Europa, mas também com outros continentes.
Até o final da sua fundação é inter-nacionalidade, condutor de suas iniciativas, que são caracterizadas por um confronto directo com diversos autores e os esforços para dar voz a todas as emoções em diferentes línguas: italiano para espanhol, Francês para Português, Romeno para Inglês, alemão e russo estão indo bem. Muitos pintores da República Checa para o Brasil, a partir da Sicília à Alemanha se a este ideal é o Convívio e colunas em seu jornal. Tudo isto constitui o objectivo principal para aqueles que acreditam no papel comunicativo das artes, através de um caminho de crescimento estável, que nos últimos anos teve a colaboração de muitos autores são prestigiados de Itália ou de outras nações, cuja presença ter contribuído para o crescimento qualitativo da Academia. De fato, a base para o sucesso é um grupo de pessoas que confiam cada vez mais sobre os grandes valores da linguagem como ponto de partida para o enriquecimento cultural e espiritual em relação ao homem.

CCZ Que medidas têm caracterizado o desempenho culturais durante estes anos e agora?

MA As principais etapas deste esforço tem sido diversificada culturalmente. Em primeiro lugar, a criação de uma revista, Il Convívio, através da qual os autores e pintores para confrontar e partilhar as suas experiências em uma cena cultural internacional e pode expressar-se artisticamente.
Risques PereiraCada nação com características próprias. Itália, onde Il Convívio é uma das poucas revistas que operam nesse sentido, na verdade a necessidade de analisar e confrontar com a realidade na maioria estrangeiros, especialmente no campo da poesia. Aqui, porém valiosos autores nasceram, parece poesia e do poeta são assumidos por uma tradição de nove indubitavelmente atingido mar, além, mais perto de outras nações. Por este motivo, temos tentado contactar os autores e publicar certo prestígio, junto com outros mercados emergentes.
A segunda fase também é importante que você tem a ver com a criação de vários prémios literários e exposições artísticas. A terceira está em contacto com a universidade. Finalmente, a quarta é a publicação de várias antologias e volumes de poesia, romances e ensaios de parceiros Andaluzia Convívio, para criar uma verdadeira biblioteca.

CCZ Qual é a importância dada ao Manitta Angelo Romance línguas românicas ou actividades culturais, de modo sistemático para projecto que inclui a promoção da arte em Espanhol, Francês, Português, italiano e romeno fundamentalmente? Que estética apoiar esses objectivos de trabalho?

MA Desde o começo ele dá uma grande importância especialmente para as línguas românicas (mas não excluindo outras culturas, como o Inglês, australiano ou da Europa Oriental), como estamos plenamente convencidos deste e, consequentemente, a sua realidades culturais, cujo património comum, é o clássico romano civilização, mas também cristãos, e formam um único conjunto com a era clássica, com seus contrastes. O critério estético é que uma renovação da arte, dando mais visibilidade a autores que querem. Na verdade, este é também tentar criar um conjunto claro critérios artes literárias em comum, e para o respeito às expectativas de muitos, mesmo tudo.

CCZ Explique o lugar e a importância que atribui à Academia que organiza numerosas obras literárias e sectores sociais que lhes são dirigidas eles. Identificar os principais prémios são dados anualmente.

MA Se a revista é escrita voz, certamente vem da demonstração Internacional poesia, prosa e arte figurativa, e é o evento que encarna tudo isso. Na realidade, muitos autores que têm a oportunidade de conhecer pessoalmente, e para confrontar o seu trabalho através deste "festival anual" de Convívio, que é fixado no quadro sugestivo da baía de Giardini Naxos, uma época de festa e de encontro envolvendo todos os participantes e organizadores, rompendo as barreiras da distância e retornando multilingue língua, o verdadeiro elo de autores que vêm não só de várias regiões da Itália, mas também do resto da Europa, nas Américas, África e as nações, como França, Espanha, Marrocos, Brasil, Roménia, Camarões, Uruguai, México, etc, todos juntos para compartilhar o amor de arte. O Prémio Internacional Giardini Naxos se torna uma verdadeira reunião de confronto entre poetas e artistas de todo o mundo. Sim este é o mais importante, existem outras ocasiões com os prêmios sendo feitas em áreas como Motta Camastra (Messina), Francavilla di Sicília (Messina), Mattinata (Foggia), Roma, Messina, Castiglione di Sicília (Catania), juntamente outros eventos culturais, tais como reuniões, conferências e apresentações livro.

Risques PereiraCCZ Na promoção cultural e literário da Academia importância que foi dada para a revista "Il Convívio”, a editora que já publicou obras de autores e do site que promove actividades culturais na sua rede por www.i-convivio.com.

MA É um elemento chave na promoção cultural e literário revista Il Convívio, e outras muito para o site da Internet onde as actividades culturais estão espalhados por todo o projecto, e um pode apreciar nossos esforços. De lá para promover todas as questões da revista, para que todos possam consultar. Esta abordagem permite também que um fora de qualquer capricho artístico humano e promove um evento cultural, o cultivo de uma amizade saudável e construtiva, bem como a possibilidade também pode experimentar as outras línguas. Nossa experiência reafirma que os autores de Português, espanhol e francês, foram abordados com o desejo de adquirir os primeiros elementos da língua italiana, mas, ao mesmo tempo, muitos italianos foram incentivados a aprender e saber pelo menos alguma coisa da língua Estrangeiros mais próximo de nós. Além disso, a revista é um evento de interesse para as organizações, de modo que a cultura académica está chegando a nós e à nossa cultura académica, vários estudiosos no momento, seja italiano ou estrangeiro parceiros.

Risques PereiraCCZ A Academia Internacional Il Convívio como projecto alternativo com base na sua tradição e identidade a que aspiramos no futuro, quais são os seus objectivos imediatos.

MA Os planos para o futuro são muitos, incluindo o da criação literária um manifesto para exprimir os princípios gerais da arte. Além de pesquisar e olhar para expandir e consolidar mais influência cultural da Academia de Il Convívio, criando uma unidade que poderia ser interessante também aos autores locais. Tudo isso inclui a criação de uma biblioteca e um arquivo para preservar a memória das obras literárias e artísticas para além da sua própria mensagem para as gerações futuras. Como temos conseguido esse objectivo com o nosso sucesso, e influência sobre as nossas expectativas. É por isso que as nossas relações com outros grupos culturais estão se tornando cada vez mais intensa e mais forte. O principal objectivo é promover através da arte e poesia, paz e fraternidade entre os povos, com a intenção de construir para nós mesmos e nossos filhos um mundo melhor, onde não existem guerras, miséria, sofrimento e exploração. Acredito que a arte e a poesia têm essa força.
Carlos Chacón Zaldívar (Cuba, 1958). Poeta, narrador y crítico literario. Integrante de la Asociación de Escritores (UNEAC). Máster en Promoción Literaria. Profesor de Literatura Cubana en la Universidad de Matanzas. Ha publicado Cuentos de Noche buena (1994), El caballo y las voces (2002), y El retrato femenino en la poesía de Carilda Oliver Labra (2004). Contacto:carlos.chacon@umcc.cu. Página ilustrada con obras del artista Risques Pereira (Portugal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário