CANDELARIA SILVESTRO | FLORIANO MARTINS | WOLFGANG PANNEK
A TRAGÉDIA DO DESTERRO
Os encontros ternários costumam evidenciar
um caráter religioso ou filosófico. A sua matriz, no entanto, evoca a essência da
criação, o que acaba por nos ligar ao plano poético. Deuses e sistemas filosóficos
por vezes exaltavam a trindade, como a manifestação genética que curiosamente a
ciência acabaria averiguando ter uma condição inusitada, ao perceber a existência
de um cromossomo a mais em cada par desses filamentos que determinam a hereditariedade.
A relação entre Gênese e Hereditariedade é, portanto, a mesma entre Princípio e
Fim. A vida é o elemento central, o terceiro filamento. O homem é seu único deus
supremo, e em seu íntimo a trindade se revela o símbolo por excelência de reconhecimento
do mistério.
Nas artes plásticas
o tríptico é um modo de abraçar o mistério, disposto em três painéis, de modo que
apenas aquele que se encontra no centro é uma peça fixa. Identificada como uma arte
cristã primitiva surgida na Idade Média, o tríptico ganhou, desde o primeiro momento,
certas singularidades que lhe ampliaram o espectro, até a grandeza e abrangência
de uma arte metafísica. Essa concepção tríplice ata e desata a história sob inesgotáveis
circunstâncias: sagrado/guerra/trabalho, pensamento/palavra/ação, terra/atmosfera/céu.
As relações entre seus componentes determinam a morada de variações que acabam por
esboçar desejos, opiniões, compromissos. Mesmo em áreas tão confusas da história,
como a que enfrentamos atualmente, onde se mesclam as cortinas que guardam os elementos
de cada trindade, é fundamental a percepção dessa riqueza triangular que pode distinguir
reentrâncias, perspectivas e direções a serem tomadas.
Três artistas se
reúnem considerando os atos sucessivos da criação, os gestos da mão, os rituais
da visão, o ritmo uterino do verbo. Algo neles os convida, algo que os supõe inseparáveis
nessa precisa conjuntura em que são determinados pela pintura crítico-evocativa de um tríptico que intitulam A tragédia do desterro. Cada um deles traz
em seu íntimo sua própria cosmovisão trifásica, a festa de sentidos em que se torna
sugestivamente visível o entrelaçamento entre sujeito, ação e objeto. A arte é o
instante maior da vida compartilhada. A tragédia evocatória deste tríptico nos estimula
a participar de seus filamentos na medida em que sua fascinante economia de imagens
é uma combinatória quase aleatória de prazeres da criação. Ao centro a tábua apresentada
por Candelaria Silvestro, Expulsos do Paraíso,
traduz a materialidade substancial de um mito que definha a condição sobrenatural,
mágica, da espécie humana. Conceber a árvore do conhecimento como um símbolo inalcançável
é a extrema violência de uma religião que acabou se tornando o coração ordinário
do mundo.
Candelaria, no entanto, decidiu-se pela narração da linguagem corporal do exílio da parelha bíblica, a humilhação, o medo, a vergonha. Lugar já sufocado pela profanação, onde os indivíduos incorporam a generalidade, figuras alegóricas que representam a humanidade. A partir dessa tábua central, o tríptico se desdobra em duas inquietações de forma e conteúdo. De um lado, à margem esquerda, o Coro órfão de Gaza apresentado por Wolfgang Pannek, esboço vertiginoso de uma cantata que originalmente é um vídeo-poema, alegoria assombrosa de um fantasma que nos define ao ponto de que não acreditamos (mais) na recuperação do espírito humano. A terceira tábua, disposta à direita, O Inferno perdido, de Floriano Martins, é uma reflexão densa a partir do entrelaçamento guerra-religião em direção a uma avaliação mais abrangente do percurso humano sinistro e desmoralizado. Observando o tríptico de seu distanciamento necessário, é revelador que Candelaria nos leve, de certa forma, a uma Idade Média – mesmo que, segundo ela, a parelha bíblica represente a humanidade contemporânea –, onde o espectro dantesco estabelece um contraponto com o Paraíso de John Milton invertido por Floriano, e que essa reviravolta de linguagens encontre um Moisés situado por Wolfgang no tablado atual como um personagem desovado em um campo minado, a Faixa de Gaza. Nas três peças a humanidade está fora de lugar, não propriamente como desconectada da história, mas sim como resultado de uma violência que o homem cometeu consigo mesmo. A tragédia do desterro deve fornecer ao leitor apetite suficiente para devorar essa visão desterrada da realidade. O princípio é o factual. O centro ou meio é a visão bíblica. Ao final, o plano metafísico. Castigo, perdição, morte são maços insuficientes para desfazer o princípio das trevas que o homem determinou a todos os deuses criassem para encobrir a sua própria existência. A luz por vezes não passa de um estado depressivo do ser. A razão mais secreta de seu desterro. A tragédia da qual nos alimentamos a todo instante.
Candelaria Silvestro | Floriano Martins | Wolfgang Pannek |
LA TRAGEDIA DEL DESTIERRO
Los encuentros ternarios suelen tener
un carácter religioso o filosófico. Su matriz, sin embargo, evoca la esencia de
la creación, que termina por conectarnos con el plano poético. Dioses y sistemas
filosóficos exaltaron en ocasiones a la trinidad, como la manifestación genética
que, curiosamente, la ciencia acabó descubriendo que tenía una condición inusual,
al percibir la existencia de un cromosoma extra en cada par de estos filamentos
que determinan la herencia. La relación entre Génesis y Herencia es, por tanto,
la misma entre Principio y Fin. La vida es el elemento central, el tercer filamento.
El hombre es su único dios supremo, y en él la trinidad se revela como símbolo por
excelencia del reconocimiento del misterio.
En las artes
visuales, el tríptico es una forma de abrazar el misterio, dispuesto en tres paneles,
de modo que sólo el del centro sea una pieza fija. Identificado como un arte cristiano
primitivo surgido en la Edad Media, el tríptico adquirió, desde el primer momento,
ciertas singularidades que ampliaron su espectro, hasta la grandeza y alcance de
un arte metafísico. Esta triple concepción une y desata la historia en circunstancias
inagotables: sagrado/guerra/trabajo, pensamiento/palabra/acción, tierra/atmósfera/cielo.
Las relaciones entre sus componentes determinan el hogar de variaciones que terminan
perfilando deseos, opiniones, compromisos. Incluso en zonas de la historia tan confusas,
como la que hoy afrontamos, donde se mezclan los telones que custodian los elementos
de cada trinidad, es imprescindible percibir esa riqueza triangular que permite
distinguir recovecos, perspectivas y direcciones a tomar.
Tres artistas
se reúnen para reflexionar sobre los sucesivos actos de creación, los gestos de
la mano, los rituales de la visión, el ritmo uterino del verbo. Algo en ellos los
invita, algo que los supone inseparables en esa coyuntura precisa en la que los
determina la pintura crítico-evocadora de un tríptico que titulan La tragedia del destierro. Cada uno de ellos
trae consigo su propia visión del mundo en tres fases, la fiesta de significados
en la que el entrelazamiento entre sujeto, acción y objeto se vuelve sugerentemente
visible. El arte es el momento más grande de la vida compartida. La tragedia evocadora
de este tríptico nos anima a participar de sus filamentos en la medida en que su
fascinante economía de imágenes es una combinación casi aleatoria de placeres de
la creación. En el centro, la tablilla presentada por Candelaria Silvestro, Expulsados del Paraíso, traduce la materialidad sustancial de
un mito que define la condición sobrenatural y mágica de la especie humana. Concebir
el árbol del conocimiento como un símbolo inalcanzable es la extrema violencia de
una religión que acabó convirtiéndose en el corazón ordinario del mundo.
Candelaria, sin embargo, decidió narrar el lenguaje corporal del destierro de la pareja bíblica, la humillación, el miedo, la vergüenza. Un lugar ya asfixiado por la blasfemia, donde los individuos encarnan la generalidad, figuras alegóricas que representan a la humanidad. A partir de esta mesa central, el tríptico se despliega en dos preocupaciones de forma y contenido. A un lado, en la margen izquierda, el Coro de Huérfanos de Gaza presentado por Wolfgang Pannek, vertiginoso esbozo de una cantata que en origen es un videopoema, una inquietante alegoría de un fantasma que nos define hasta el punto de que ya no creemos en la recuperación del espíritu humano. El tercer cuadro, desplegado a la derecha, El infierno perdido, de Floriano Martins, es una densa reflexión basada en el entrelazamiento guerra-religión hacia una valoración más integral del siniestro y desmoralizado viaje humano. Observando el tríptico desde su necesaria distancia, resulta revelador que Candelaria nos traslada, en cierto modo, a una Edad Media –aunque, según ella, Adán y Eva representan a la humanidad contemporánea–, donde el espectro dantesco establece un contrapunto con el Paraíso de John Milton invertido por Floriano, y este giro de lenguajes encuentra a un Moisés colocado por Wolfgang en el escenario actual como un personaje arrojado a un campo minado, la Franja de Gaza. En las tres obras, la humanidad está fuera de lugar, no precisamente como desconectada de la historia, sino como resultado de la violencia que el hombre cometió contra sí mismo. La tragedia del destierro debería proporcionar al lector suficiente apetito para devorar esta visión exiliada de la realidad. El principio es fáctico. El centro o medio es la visión bíblica. Al final, el plano metafísico. El castigo, la perdición, la muerte son insuficientes para deshacer el principio de oscuridad que el hombre determinó que todos los dioses crearan para cubrir su propia existencia. La luz a veces no es más que un estado depresivo. El motivo más secreto de su exilio. La tragedia de la que nos alimentamos todo el tiempo.
THE TRAGEDY OF DISPLACEMENT
Ternary encounters usually evince
a religious or philosophical character. Their matrix, however, evokes the essence
of creation that connects us with the poetic plane. Gods and philosophical systems
on occasion exalted the trinity, just as the genetic manifestation that, curiously,
science would end up discovering to have an unusual condition upon realizing the
existence of an extra chromosome in each pair of the filaments that determine heredity.
The relationship between Genesis and Heredity is, therefore, the same as between
Beginning and End. Life is the central element, the third filament. Man is its only
supreme god and in his intimacy, the trinity reveals itself as the symbol par excellence
of the recognition of mystery.
In the visual
arts, the triptych is a way of embracing mystery, disposed in three panels, such
that only the centerpiece is fixed. Identified as a primitive Christian art form
that emerged in the Middle Ages, the triptych acquired, from the very beginning,
certain singularities that broadened its spectrum to the grandeur and scope of metaphysical
art. This triple conception ties and unties history under inexhaustible circumstances:
sacred/war/work, thought/word/action, earth/atmosphere/sky. The relationships between
its components determine the abode of variations outlining desires, opinions, and
commitments. Even in such confusing areas of history, as the one we face today,
where the curtains that guard the elements of each trinity are mingled, the perception
of this triangular richness capable of distinguishing possible reentries, perspectives,
and directions is fundamental.
Three artists
come together considering the successive acts of creation, the gestures of the hand,
the rituals of vision, and the uterine rhythm of the verb. Something about them
invites them, something that supposes them inseparable in this precise conjuncture
in which they are determined by the critical-evocative painting of a triptych they
call The Tragedy of Displacement. Each carries within a personal three-phase
worldview, the feast of the senses in which the intertwining between subject, action,
and object becomes suggestively visible. Art is the greatest instant of shared life.
The evocative tragedy of this triptych encourages us to participate in its filaments
to the extent that its fascinating economy of images is an almost aleatoric combination
of creative pleasures. In the center, the panel presented by Candelaria Silvestro,
Expelled from Paradise, translates the substantial materiality of a myth that undermines
the supernatural, magical condition of the human species. Conceiving the Tree of
Knowledge as an unattainable symbol is the extreme violence of a religion that ended
up becoming the ordinary heart of the world.
Candelaria, however,
decided to narrate the body language of the biblical couple's exile, the humiliation,
the fear, the shame. A place already suffocated by profanation where individuals
embody the generality, allegorical figures that represent humanity. From this central
panel, the triptych unfolds into two formal and substantive concerns. On one side,
on the left margin, the Gaza Orphan Choir presented by Wolfgang Pannek, a
dizzying sketch of a cantata originally conceived as a video poem, a haunting allegory
of a ghost that defines us to the point that we no longer believe in the recovery
of the human spirit. The third panel, on the right, Lost Hell, by Floriano Martins,
is a dense reflection based on the intertwining of war and religion towards a more
comprehensive assessment of the sinister and demoralized human path. Observing the
triptych from a necessary distance, it is revealing that Candelaria takes us, in
a certain way, to the Middle Ages – even though, according to her, the biblical
couple represents contemporary humanity. There the Dantesque specter establishes
a counterpoint with John Milton's Paradise, inverted by Floriano, and this reversal
of languages encounters a Moses situated by Wolfgang on the contemporary
panel as a character spawned in a minefield, the Gaza Strip. In all three parts,
humanity is out of place, not precisely as disconnected from history, but as the
result of the violence man committed against himself. The tragedy of displacement
should whet the reader's appetite enough to devour this displaced vision of reality.
Its principle is the Factual. The center or middle is the biblical vision. Ultimately,
the metaphysical plane. Punishment, perdition, and death are insufficient bundles
to undo the principle of darkness that man determined all gods to create to cover
up his existence. Light sometimes is nothing but a depressive state of being. The
most secret reason for his displacement. The tragedy we feed from at any instant.
[livro eletrônico]
Wolfgang Pannek,
Candelaria Silvestro, Floriano Martins
São Paulo : Taan
Teatro Companhia, 2024
Prefácio: Floriano
Martins
Textos: Wolfgang
Pannek, Candelaria Silvestro, Floriano Martins
Traduções: Floriano
Martins e Wolfgang Pannek
Desenho gráfico: Hiro
Okita
Screenshots capítulo
I: Wolfgang Pannek
Pinturas capítulo II:
Candelaria Silvestro
Fotos capítulo II:
Victoria Fraticelli
Fotos capítulo III:
Floriano Martins
Retrato capítulo III:
Pascual Borzeli Iglesias
Todos os direitos
desta edição reservados à
Transcultura
Marketing e Comunicação Ltda. © Wolfgang Pannek, 2024
WOLFGANG PANNEK (Alemanha, 1964). Diretor, performer, autor, tradutor e produtor. Integrante (1992) e codiretor (1994) da Taanteatro Companhia. M.A. (filosofia, letras e psicologia) pela FernUniversität Hagen (Alemanha). Diretor de produção da Mostra 95 Butoh e Teatro Pesquisa, idealizador e diretor de produção de Artaud 100 Anos, coordenador do Intercâmbio Cultural Matola-Brasil (2005) e organizador da Hans Thies Lehmann Brasil Tour 2010. Idealizador e produtor da Ocupação Artaud (2016) e da Ocupação Deleuze (2017) no Teatro Aliança Francesa de São Paulo. Atuou como coreógrafo e ator em Os Sertões, sob direção de José Celso Martinez Corrêa. Criou e dirigiu a trilogia cARTAUDgrafia (2015) sobre a vida e obra de Antonin Artaud e o espetáculo 1001 PLATÔS (2017) baseado na obra Mil Platôs de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Idealizou e produziert o filme coletivo The Theatre and the Plague (2020). Na televisão participou como ator do seriado “fdp” (HBO Brasil), da telenovela “Além do horizonte” (TV Globo) e da série “El Presidente: Jogo da Corrupção” (Amazon Prime).
CANDELARIA SILVESTRO. Artista argentina nacida en Córdoba, en 1977. Expone desde el año 1998 en salas de arte, galerías y Museos públicos y privados. Su obra forma parte de colecciones públicas y privadas, nacionales e internacionales de Argentina, Brasil, Holanda, Estados Unidos. Desde el año 2000 colabora con la Compañía Taanteatro de São Paulo en la realización de escenografía, vestuario, video animación, objeto escénico y performer. Sus trabajos más recientes son una participación en el film internacional La Peste de Antonin Artaud junto a la Compañía Taanteatro, en 2020; además de una participación especial en el Festival de Ecoperformance 2021 (Compañía Taanteatro); una exposición de pinturas de gran formato inspirada en el paisaje de la Mar Chiquita “Bandada de Flamencos”; la performance Ophelia de Ansenuza, concepción, dirección y coreografía de Maura Baiocchi (Compañía Taanteatro); y participación en el filme Apokalypsis, dirección de Maura Baiocchi y Wolfgang Pannek – todo esto en 2021.
FLORIANO MARTINS (Fortaleza, 1957). Poeta, editor, dramaturgo, ensaísta, artista plástico e tradutor. Criou em 1999 a Agulha Revista de Cultura. Coordenou (2005-2010) a coleção “Ponte Velha” de autores portugueses da Escrituras Editora (São Paulo). Curador do projeto “Atlas Lírico da América Hispânica”, da revista Acrobata. Esteve presente em festivais de poesia realizados em países como Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, El Salvador, Equador, Espanha, México, Nicarágua, Panamá, Portugal e Venezuela. Curador da Bienal Internacional do Livro do Ceará (Brasil, 2008), e membro do júri do Prêmio Casa das Américas (Cuba, 2009), foi professor convidado da Universidade de Cincinnati (Ohio, Estados Unidos, 2010). Tradutor de livros de César Moro, Federico García Lorca, Guillermo Cabrera Infante, Vicente Huidobro, Hans Arp, Juan Calzadilla, Enrique Molina, Jorge Luis Borges, Aldo Pellegrini e Pablo Antonio Cuadra. Criador e integrante da Rede de Aproximações Líricas. Entre seus livros mais recentes se destacam Un poco más de surrealismo no hará ningún daño a la realidad (ensaio, México, 2015), O iluminismo é uma baleia (teatro, Brasil, em parceria com Zuca Sardan, 2016), Antes que a árvore se feche (poesia completa, Brasil, 2020), Naufrágios do tempo (novela, com Berta Lucía Estrada, 2020), Las mujeres desaparecidas (poesia, Chile, 2022) e Sombras no jardim (prosa poética, Brasil, 2023).
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