quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Agulha Revista de Cultura # 259 | janeiro de 2025

 

∞ editorial | O caminho de um futuro a outro

 



01 |
Entramos no 25º ano de existência da Agulha Revista de Cultura. O surpreendente volume de matérias que chegam à nossa redação virtual permanece como uma declaração de confiança inesgotável. Claudio Willer, durante os 10 anos em que esteve conosco como editor assistente, dizia que sempre que viajava para o exterior seu nome era precedido da informação de que integrava a direção da revista. Floriano Martins sempre mencionou o quanto a sua vida se confunde com a da revista, em especial no sentido das inúmeras portas que lhe seguem sendo abertas. Este ano de 2025 nos leva, no entanto, a um espaço maior entre cada número, por uma razão especial: os dois editores atuais, Floriano Martins e Elys Regina Zils, encontram-se com um excedente de tarefas em instâncias paralelas que lhes forçam a alterar a periodicidade da revista. Este primeiro semestre teremos 3 números e no semestre seguinte apenas 2 números. No entanto, agregaremos à nossa pauta uma nova sessão, “Documenta”, em parte dedicada a uma parcela de nossos leitores que estranhavam que a Agulha Revista de Cultura não publicasse poesia. “Documenta” – inteiramente voltada para a tradição poética no Brasil – se espalha por duas outras publicações de imenso valor, as revistas Ruído Manifesto (Brasil) e Altazor (Chile), A primeira publicará uma série de dossiês sobre nossos mais destacados poetas, enquanto que a segunda reunirá textos-chaves (ensaios, entrevistas, memórias, manifestos etc.) que ajudarão o leitor de língua espanhola a compreender melhor os bastidores da poesia brasileira. | Tarō Okamoto (Japão, 1911-1996). Filho do cartunista Ippei Okamoto e da escritora Kanoko Okamoto. Estudou na Sorbonne nos anos 1930 e criou muitas obras de arte, após a II Guerra Mundial. Foi um artista e escritor prolífico até sua morte. Entre os artistas com os quais Okamoto se associou durante a sua estadia em Paris estiveram André Breton e Kurt Seligmann, este último uma autoridade surrealista em magia e que conheceu os pais de Okamoto durante uma viagem ao Japão, em 1936. Okamoto também se associou com Pablo Picasso, Man Ray, Robert Capa e sua parceira, Gerda Tarō, que adotou o primeiro nome de Okamoto como seu próprio sobrenome. Em 1964, Tarō Okamoto publicou um livro intitulado Shinpi Nihon (Mistérios no Japão). Seu interesse em mistérios japoneses foi provocado por uma visita feita ao Museu Nacional de Tóquio. Depois de ficar intrigado com a cerâmica Jōmon que encontrou lá, ele viajou por todo o Japão para investigar o que entendia como o mistério que se encontra sob a cultura japonesa e, em seguida, publicou Nihon Sai hakkenGeijutsu Fudoki (Redescoberta do JapãoTopografia de Arte). Tarō Okamoto é o artista convidado desta edição de Agulha Revista de Cultura, e sua presença entre nós se deu graças à generosidade do bailarino e tradutor Daniel Aleixo. Sugerimos visitar o Museu de Arte Tarō Okamoto: https://taro-okamoto.or.jp.

 


02 | Estamos entrando en el 25º año de existencia de Agulha Revista de Cultura. El sorprendente volumen de material que llega a nuestra redacción virtual sigue siendo una declaración de confianza inagotable. Claudio Willer, durante los 10 años que estuvo con nosotros como editor asistente, contaba que siempre que viajaba al exterior su nombre era precedido por la información de que formaba parte de la dirección de la revista. Floriano Martins siempre ha mencionado cuánto su vida está entrelazada con la de la revista, especialmente en el sentido de las innumerables puertas que se le siguen abriendo. Este año 2025, sin embargo, nos lleva a un mayor espacio entre cada número, por una razón especial: los dos editores actuales, Floriano Martins y Elys Regina Zils, se encuentran con un excedente de tareas en instancias paralelas que los obligan a cambiar la frecuencia de la revista. Este primer semestre tendremos 3 números y en el siguiente semestre solo 2 números. Sin embargo, la revista añadirá una nueva sección a su agenda, “Documenta”, dedicada a una parte de nuestros lectores que se sorprenden de que Agulha Revista de Cultura no publique poesía. “Documenta”, dedicada íntegramente a la tradición poética brasileña, se distribuye en otras dos publicaciones de inmenso valor, las revistas Ruído Manifesto (Brasil) y Altazor (Chile). La primera publicará una serie de dossiers sobre nuestros poetas más destacados, mientras que la segunda reunirá textos clave (ensayos, entrevistas, memorias, manifiestos etc.) que ayudarán al lector hispanohablante a comprender mejor los entresijos de la poesía brasileña. | Tarō Okamoto (Japón, 1911-1996). Hijo del dibujante Ippei Okamoto y la escritora Kanoko Okamoto. Estudió en la Sorbona en la década de 1930 y creó numerosas obras de arte después de la Segunda Guerra Mundial. Fue un prolífico artista y escritor hasta su muerte. Entre los artistas con los que Okamoto se relacionó durante su estancia en París se encontraban André Breton y Kurt Seligmann, este último una autoridad surrealista en magia que había conocido a los padres de Okamoto durante un viaje a Japón en 1936. Okamoto también se relacionó con Pablo Picasso, Man Ray, Robert Capa y su compañera, Gerda Tarō, quien adoptó el nombre de Okamoto como su propio apellido. En 1964, Tarō Okamoto publicó un libro titulado Shinpi Nihon (Misterios en Japón). Su interés por los misterios japoneses se despertó tras una visita al Museo Nacional de Tokio. Tras quedar intrigado por la cerámica Jōmon que encontró allí, viajó por todo Japón para investigar lo que él consideraba el misterio que subyacía a la cultura japonesa y posteriormente publicó Nihon Sai hakken Geijutsu Fudoki (Redescubrimiento de Japón Topografía del arte). Tarō Okamoto es el artista invitado de esta edición de Agulha Revista de Cultura, y su presencia entre nosotros fue gracias a la generosidad del bailarín y traductor Daniel Aleixo. Le sugerimos visitar el Museo de Arte Tarō Okamoto: https://taro-okamoto.or.jp.

 


03 | We are entering the 25th year of existence of Agulha Revista de Cultura. The surprising volume of articles that reach our virtual editorial office remains as a declaration of inexhaustible trust. Claudio Willer, during the 10 years he was with us as assistant editor, used to say that whenever he traveled abroad his name was preceded by the information that he was part of the magazine’s board of directors. Floriano Martins has always mentioned how much his life is intertwined with that of the magazine, especially in the sense of the countless doors that continue to open for him. This year, 2025, however, leads us to a longer space between each issue, for a special reason: the two current editors, Floriano Martins and Elys Regina Zils, find themselves with an excess of tasks in parallel instances that force them to change the magazine’s frequency. This first semester we will have 3 issues and in the following semester only 2 issues. However, the magazine will add a new section to its agenda, “Documenta”, partly dedicated to a portion of our readers who were surprised that Agulha Revista de Cultura did not publish poetry. “Documenta” – entirely focused on the poetic tradition in Brazil – is spread across two other publications of immense value, the magazines Ruído Manifesto (Brazil) and Altazor (Chile). The first will publish a series of dossiers on our most prominent poets, while the second will bring together key texts (essays, interviews, memoirs, manifestos etc.) that will help Spanish-speaking readers better understand the behind-the-scenes of Brazilian poetry. | Tarō Okamoto (Japan, 1911-1996). Son of cartoonist Ippei Okamoto and writer Kanoko Okamoto. He studied at the Sorbonne in the 1930s and created many works of art after World War II. He was a prolific artist and writer until his death. Among the artists with whom Okamoto associated during his time in Paris were André Breton and Kurt Seligmann, the latter a Surrealist authority on magic who had met Okamoto’s parents during a trip to Japan in 1936. Okamoto also associated with Pablo Picasso, Man Ray, Robert Capa, and his partner, Gerda Tarō, who adopted Okamoto's first name as her own surname. In 1964, Tarō Okamoto published a book entitled Shinpi Nihon (Mysteries in Japan). His interest in Japanese mysteries was sparked by a visit to the Tokyo National Museum. After being intrigued by the Jōmon pottery he found there, he traveled throughout Japan to investigate what he perceived as the mystery that lay beneath Japanese culture, and subsequently published Nihon Sai hakken – Geijutsu Fudoki (Rediscovery of Japan – Topography of Art). Tarō Okamoto is the guest artist of this edition of Agulha Revista de Cultura, and his presence among us was made possible thanks to the generosity of dancer and translator Daniel Aleixo. We suggest visiting the Tarō Okamoto Art Museum: https://taro-okamoto.or.jp.

Os Editores 

 

 

∞ índice

 

ANNE NILSSON BRÜGGE | Eu sou a árvore de Apolo – poetas femininas do Século XX

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2025/01/anne-nilsson-brugge-eu-sou-arvore-de.html

 

CARLOS BEDOYA | Alejandra Pizarnik  y sus figuras del silencio

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2025/01/carlos-bedoya-alejandra-pizarnik-y-sus.html

 

FLORIANO MARTINS Antes de entrar no palco – Uma conversa com Amália Pereira

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2025/01/floriano-martins-antes-de-entrar-no.html

 

FLORIANO MARTINS La luz por detrás de la cortina y la poesía de Mario Meléndez

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2025/01/floriano-martins-la-luz-por-detras-de.html

 

FLORIANO MARTINS Les mots d’Alice Massénat

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2025/01/floriano-martins-les-mots-dalice.html

 

FRANCESCA RANDAZZO | Clementina Suárez – A nação que falta e a pátria encontrada

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2025/01/francesca-randazzo-clementina-suarez.html

 

FREDY YEZZED Agathi Dimitrouka, eres bella como una latinoamericana

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2025/01/fredy-yezzed-agathi-dimitrouka-eres.html v

 

MARK STATMAN Jayne Cortez and Lucille Clifton

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2025/01/mark-statman-hidden-beauty-willful.html

 

PAULO ANTONIO PARANAGUÁ | Monstruo de ojos verdes, de Paz Alicia Garciadiego e Arturo Ripstein

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2025/01/paulo-antonio-paranagua-monstruo-de.html

 

TARŌ OKAMOTO | Sobre a cerâmica jōmon: um diálogo com a quarta dimensão

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2025/01/taro-okamoto-sobre-ceramica-jomon-um.html

 

 

LIBRETO # 10 – As resenhas da Agulha

 

ALEJANDRO MÉNDEZ | Como la cierva sedienta, de Graciela Perosio

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2025/01/alejandro-mendez-como-la-cierva.html

 

JORGE PALMA | Gary Daher, Ezra Pound y el mejor herrero

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2025/01/jorge-palma-gary-daher-ezra-pound-y-el.html

 

LUIS PEREIRA SEVERO | Gabriel Di Leone – Poéticas de serranías y marítima

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2025/01/luis-pereira-severo-gabriel-di-leone.html

 

PEDRO ARTURO ESTRADA | Estética de la melancolía en Óscar González

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2025/01/pedro-arturo-estrada-estetica-de-la.html

 

XAVIER CARBONELL | “Respiro por la memoria”, las cartas de Gastón Baquero a Lydia Cabrera

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2025/01/xavier-carbonell-respiro-por-la-memoria.html

 

 

DOCUMENTA – A poesia brasileira (Agulha Revista de Cultura)

 

NARCISA AMÁLIA (1852-1924)

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2025/01/narcisa-amalia-1852-1924.html

 

LILA RIPOLL (1905-1967)

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2025/01/lila-ripoll-1905-1967.html

 

JOSÉ SANTIAGO NAUD (1930-2020)

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2025/01/jose-santiago-naud-1930-2020.html

 

MARCO LUCCHESI (1963)

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2025/01/marco-lucchesi-1963.html

 

LUIZA MUSSNICH (1991)

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2025/01/luiza-mussnich-1991.html 

 





Agulha Revista de Cultura

Número 259 | janeiro de 2025

Artista convidado: Tarō Okamoto  (Japão, 1911-1996)

Editores:

Floriano Martins | floriano.agulha@gmail.com

Elys Regina Zils | elysre@gmail.com

ARC Edições © 2025


∞ contatos

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http://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/

FLORIANO MARTINS | floriano.agulha@gmail.com

ELYS REGINA ZILS | elysre@gmail.com

 





 

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