quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

SÉRIES & DOSSIÊS


 

 

1991 | Poetas brasileños

https://blancomovil.com.mx/pdf/BlancoMovil_47.pdf

Número especial da revista mexicana Blanco Móvil organizado por Floriano Martins, com a presença de destacados nomes da lírica no Brasil.

 

1998 | Narradores y poetas de Brasil

https://blancomovil.com.mx/pdf/BlancoMovil_75.pdf

Número especial da revista mexicana Blanco Móvil organizado por Floriano Martins, com a presença de destacados nomes da literatura brasileira.

 

2004 | Poetas y narradores portugueses

https://blancomovil.com.mx/pdf/BlancoMovil_90.pdf

Número especial da revista mexicana Blanco Móvil organizado por Floriano Martins e Maria João Cantinho, com a presença de destacados nomes da literatura portuguesa.

 

2007-2009 | Surrealismo: poesia & liberdade

https://triplov.com/surreal/index.html

Seleção de ensaios e entrevistas, organizada por Floriano Martins e Maria Estela Guedes, registrado como banco de dados permanente no Triplov (Portugal).

 

2010 | Preguntas sobre literatura y vida

https://blancomovil.com.mx/pdf/BlancoMovil_115.pdf

Número especial da revista mexicana Blanco Móvil organizado por Eduardo Mosches e Floriano Martins, como parte das comemorações dos 10 anos de existência da revista. A edição se apresenta na forma de uma enquete que é respondida por escritores de vários países do mundo.

 

2010-2011 | Agulha Hispânica

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2016/06/serie-especial-agulha-hispanica-2010.html

Índice completo do período que vai de janeiro de 2010 a novembro de 2011, quando a Agulha Revista de Cultura publica unicamente matéria que dizem respeito às artes e à cultura no âmbito do idioma espanhol, tendo por essa razão alterado seu nome para Agulha Hispânica.

 

2016 | Vanguardas no século XX

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2016/06/serie-especial-vanguardas-no-seculo-xx.html

Dossiê a cargo de Floriano Martins que registra as reflexões críticas e mapeamento histórico de 40 escritores sobre o período das vanguardas em cada país da América Hispânica.

 

2018 | Surrealismo a palavra mágica do século XX

https://athena.pt/2018/11/17/surrealismo-e-a-palavra-magica-do-seculo-cesar-moro/

Dossiê a cargo de Floriano Martins, uma parceria entre Agulha Revista de Cultura e revista Athena, em seu número 6, de novembro de 2018. Reúne retratos críticos e poemas de 20 importantes poetas surrealista em vários países do mundo.

 

2019 | Alquimia de los sentidos – Un siglo de Surrealismo

https://blancomovil.com.mx/pdf/145-146_SURREALISMO.pdf

Número especial da revista mexicana Blanco Móvil organizado por Floriano Martins. Viaje por el universo poético del Surrealismo, su abundancia estética, sus travesuras con el lenguaje, los juegos peligrosos y febriles por las entrañas del ser. El viaje como un medio de reconocernos en los mapas de la alteridad. La cartografía íntima de lo que somos viaja con nosotros por los territorios de sueño y vigilia, por las esferas del deseo y la memoria.


 2019 | 21 mulheres surrealistas

https://triplov.com/revistaTriplov/indice-serie-gotica-outono-2019-2/

Um dossiê publicado pela Revista Triplov de Artes, Religiões e Ciências, com organização, tradução e estudo introdutório de Floriano Martins.

 

2019 | Centenário do Surrealismo 1919-1019

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2022/04/centenario-do-surrealismo-1919-2019.html

Em um antigo editorial da revista, escrevemos: a trajetória de vida de Agulha Revista de Cultura é marcada por esse sentido singular de conquista e desbravamento. Não cortejamos o túmulo da glória. Arriscamo-nos sempre a difundir nomes de pouca circulação ou esquecidos, desde que não faltasse consistência a seu trabalho. Mesmo agora, com uma série de 200 textos sobre Surrealismo, exploramos relações incomuns, como comics, Beatles, a presença das mulheres no movimento etc.

 

2021 | Partituras do maravilhoso

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2021/10/agulha-revista-de-cultura-projeto.html

Projeto editorial que envolve toda a América Ibérica, incluindo o Brasil, onde cada número tinha um editor convidado, responsável pela preparação de pauta e o editorial. Foi uma grata experiência da revista, a cumplicidade com colaboradores valiosos que se dispuseram a preparar uma edição dedicada à cultura de seus países.

 

2021 | Poetas de Iberoamérica: exilios

https://blancomovil.com.mx/pdf/BM151-152.pdf

Número especial da revista mexicana Blanco Móvil, organizado por Berta Lucía Estrada e Floriano Martins, que trata da presença do exílio na vida e obra de escritores ibero-americanos.

 

2021-2022 | Conexão hispânica

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2022/12/conexao-hispanica-2021-2023_27.html

Conexão Hispânica consolida o projeto de maior relevância da Agulha Revista de Cultura, de difusão da tradição lírica hispano-americana. Ao lado do Atlas Lírico da América Hispânica – uma realização da revista Acrobata –, complementam-se e permitem ao leitor um convívio cada vez mais amplo com a diversidade dessa tradição. Se o Atlas atua como uma antologia poética, a Conexão reúne estudos críticos sobre os poetas. Irmanam-se assim as duas revistas em uma grande ambição. Realizado em duas etapas, em 2021 são reunidos ensaios sobre 189 poetas, enquanto que em 2022, tomando por base uma enquete intitulada “A criação poética e seus espelhos”, são registradas as opiniões de 44 poetas.

 

2022 | Surrealismo Surrealistas

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2022/01/surrealismo-surrealistas.html

20 números da revista dedicados a 200 surrealistas em todo o mundo, surrealistas de todas as linhagens e gerações, precursores e contemporâneos, bem como críticos e historiadores, de todos os continentes, empenho dedicado a levar ao público uma visão crítica do movimento em todos os campos da criação artística.

 

2023 | A arte no século XXI

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2023/01/a-arte-no-seculo-xx-2023.html

Série dedicada à presença da arte – não apenas limitada ao campo plástico, mas abrangendo todas as formas de criação – no século XXI, os primeiros sinais da sua estética, bem como as nuances características do próprio artista, vistas através do encontro sempre revelador entre o homem e a realidade que o define. Foram convidados colaboradores em vários países e a resposta superou as expectativas.

 

2023 | Poetas hispano-americanos do século XX

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2023/07/poetas-hispanoamericanos-del-siglo-xx.html

Reunião de estudos sobre alguns dos poetas mais importantes da tradição lírica hispano-americana, a série reuniu um total de estudos sobre 200 poetas e contou com a cumplicidade explícita de ensaístas de grande relevância em todo o continente de língua espanhola, que responderam generosamente ao nosso convite para preparar textos inéditos ou atualizar textos já escritos.

 

2023 | La juventud de la poesía en Brasil: muestra de poesía contemporánea

https://esteros.org/2024/01/11/la-juventud-de-la-poesia-en-brasil-muestra-de-poesia-contemporanea/

A revista uruguaia Esteros apresenta um panorama bastante detalhado da poesia contemporânea no Brasil, com seleção e tradução cuidadosamente feita por Floriano Martins e Elys Regina Zils que permite uma reveladora viagem pelo complexo mar da poesia brasileira, sua diversidade, suas coincidências, suas preocupações e os caminhos que vem traçando na poesia universal.

 

2024 | Voces femeninas de la poesía brasileña actual

https://www.laotrarevista.com/tag/voces-femeninas-de-la-poesia-brasilena-actual/

Curadoria e tradução de Elys Regina Zils e Floriano Martins, para a revista mexicana La Otra. Acompanha uma mostra de obras da artista plástica Laura Aidar. Ao final da apresentação se diz: Este espaço é uma oportunidade para nos libertarmos da asfixia histórica paralisante e contribuir para um mundo que possa ser nutrido pela sua fluidez de sensibilidade e conhecimento. Deixe o mundo imaginar que há mulheres suficientes na sua plataforma para mudar a sua razão de ser.

 

 

Agulha Revista de Cultura

editora | ELYS REGINA ZILS | elysre@gmail.com

https://www.instagram.com/agulharevistadecultura/

http://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/

ARC Edições © 1999-2024

 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário