quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

NORMAS DE PUBLICAÇÃO

 

 

  

HISTÓRICO DA REVISTA

 

Agulha Revista de Cultura foi criada por Floriano Martins, em novembro de 1999. Publicados os primeiros números Claudio Willer foi convidado para assumir como coeditor, ficando na revista até o número 70, quando em seu lugar entra Márcio Simões, que se mantém como editor assistente até 2022, momento em que é substituído por Elys Regina Zils, que no ano seguinte assume a direção total da revista.

Agulha Revista de Cultura surge em função de uma imensa lacuna na imprensa literária brasileira no que diz respeito à publicação de estudos críticos (ensaios, enqueres, resenhas, entrevistas). Assim, a revista oferece acesso livre ao seu conteúdo e proporciona maior democratização do conhecimento.

Desde o princípio uma das características da revista é a inclusão de um artista convidado a cada edição, quando este comparece com a reprodução de quase 50 de suas obras. Até o momento a revista publicou mais de 200 artistas, de vários países do mundo.

 

PERIODICIDADE

 

A partir de 2024, a Agulha Revista de Cultura se torna mensal.

 

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

 

Agulha Revista de Cultura publica ensaios, enquetes, resenhas e entrevistas escritos em português ou espanhol, com no mínimo 3 mil palavras que estejam no âmbito da arte e cultura. Os textos não necessitam ser inéditos.

O arquivo da submissão deverá estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou outro formato de arquivo editável. As páginas devem ter tamanho A4, usar fonte tamanho 12-pontos, empregar itálico em vez de sublinhado para as referências e títulos de obras. Não utilizar figuras e tabelas no texto.

Acrescentar uma minibiografia do autor, com ano de nascimento, trajetória e publicações. Incluir uma foto de perfil do autor.

A revista não cobra quaisquer taxas para submissão e processamentos dos ensaios, enquetes, resenhas e entrevistas.

O material para submissão deverá ser enviado para:

Elys Regina Zils: elysre@gmail.com

ou

Floriano Martins: floriano.agulha@gmail.com

A revista se reserva o direito à rejeição do material submetido por seus autores uma vez violada qualquer uma das regras editoriais ou éticos para a publicação.

 

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

 

A Agulha Revista de Cultura se reserva o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, respeitando o estilo dos autores.

A opinião emitida nos textos publicados é de exclusiva responsabilidade de seus autores, assim como a responsabilidade no que se refere a qualquer tipo de plágio presente nesses textos.

A obtenção da autorização para usar em seus ensaios materiais protegidos por leis de direitos autorais é de exclusiva responsabilidade dos autores.

 

EQUIPE EDITORIAL

 

Diretor


FLORIANO MARTINS (Fortaleza, 1957). Poeta, editor, dramaturgo, ensaísta, artista plástico e tradutor. Criou em 1999 a Agulha Revista de Cultura. Coordenou (2005-2010) a coleção “Ponte Velha” de autores portugueses da Escrituras Editora (São Paulo). Curador do projeto “Atlas Lírico da América Hispânica”, da revista Acrobata. Esteve presente em festivais de poesia realizados em países como Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, El Salvador, Equador, Espanha, México, Nicarágua, Panamá, Portugal e Venezuela. Curador da Bienal Internacional do Livro do Ceará (Brasil, 2008), e membro do júri do Prêmio Casa das Américas (Cuba, 2009), foi professor convidado da Universidade de Cincinnati (Ohio, Estados Unidos, 2010). Tradutor de livros de César Moro, Federico García Lorca, Guillermo Cabrera Infante, Vicente Huidobro, Hans Arp, Juan Calzadilla, Enrique Molina, Jorge Luis Borges, Aldo Pellegrini e Pablo Antonio Cuadra. Criador e integrante da Rede de Aproximações Líricas. Entre seus livros mais recentes se destacam Un poco más de surrealismo no hará ningún daño a la realidad (ensaio, México, 2015), O iluminismo é uma baleia (teatro, Brasil, em parceria com Zuca Sardan, 2016), Antes que a árvore se feche (poesia completa, Brasil, 2020), Naufrágios do tempo (novela, com Berta Lucía Estrada, 2020), Las mujeres desaparecidas (poesia, Chile, 2022) e Sombras no jardim (prosa poética, Brasil, 2023). Contato: floriano.agulha@gmail.com.

 

Editora


ELYS REGINA ZILS (Brasil, 1986). Poeta, artista visual, tradutora. Doutoranda e Mestre em Estudos da Tradução pela PGET/Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Letras-Língua Espanhola e Literaturas e Letras-Português também pela UFSC/Florianópolis, Brasil. Se dedica à Literatura Latino-americana, pesquisando principalmente Vanguardas Literárias e Artísticas com ênfase em Literatura Surrealista Latino-americana. Editora da Agulha Revista de Cultura (2023), revista criada por Floriano Martins. Tradutora, ao lado dele, de sua trilogia dedicada ao surrealismo, que inclui Um novo continente – Poesia e Surrealismo na América, 120 Noites de Eros – Mulheres surrealistas, e Cartas mágicas – Viagens do Surrealismo. Traduziu Os elementos terrestres de Eunice Odio, pela Sol Negro Edições. Tem sido responsável, parcialmente, pelas traduções de poetas hispano-americanos para o “Atlas Lírico da América Hispânica”, da revista Acrobata. São delas os desenhos que compõem as aberturas de sessões em nosso portal. Contato: elysre@gmail.com.

  

 


 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário