∞ editorial | As
páginas abertas da amizade

01 | Este número especial abre uma série
que dedicaremos àqueles espíritos íntegros e valiosos responsáveis pela
realização de experiências editoriais e de criação que fortalecem a cultura de
cada país onde atuam. A todos eles tornamos pública a nossa estima, a mais alta
consideração por tudo o que representam. Começaremos com a revista Altazor, da Fundação Vicente Huidobro,
no Chile, cuja direção se encontra a cargo do poeta Mario Meléndez. Como ele
próprio trata de nos informar, a revista foi
criada com o objetivo de divulgar o melhor da poesia latino-americana e
universal. Mas também ser um ponto de encontro para novos criadores em vários
idiomas. Até o momento, conta com 15 autores estrangeiros de destaque e 5
autores chilenos que têm uma seção permanente na revista. 15 tradutores em dez
idiomas. Poemas, artigos, ensaios, entrevistas com ganhadores do Prêmio Nobel,
Cervantes, Reina Sofía, Pulitzer. Antologias de poetas de países europeus,
asiáticos, africanos, latino-americanos e dos Estados Unidos. Conta também com
um notável acervo literário proveniente de importantes instituições,
universidades, editoras, revistas e festivais de diversas partes do mundo. Ele
também possui diversas seções e é utilizado em diversas universidades da
América Latina e Europa como material de estudo. O lançamento oficial na web e
nas redes sociais ocorreu em 1º de julho de 2019. Desde sua criação, a revista
ultrapassou três milhões de visitas, mais de 6.000 postagens publicadas e
leitores de mais de cem países interagiram em suas páginas, pelo que nos
sentimos muito honrados e gratos. Como sempre fazemos em cada uma de nossas
edições, destacamos a presença de um artista convidado. Desta vez teremos o
português Manoel d’Almeida e Sousa (1947). Poeta e artista visual. Sua obra
possui um acento valioso na esfera do humor. Fazedor de coisas (simples) e criador
de canídeos. Passou por vários sítios incluindo a Escola Superior de Teatro e
Cinema. É fundador do projeto associativo Mandrágora onde encenou e atuou como figurante. Já pintou, desenhou e fez
revistas – entre elas a Bicicleta. A seu respeito escreveu Nicolau Saião: Almeida e
Sousa acentua mais ou menos conscientemente o contraste entre a reposição
parcial da antiga legibilidade e o exterior atmosférico a que usa chamar-se
passado. É, obviamente, um exilado da tal pintura de tradição. Os seus quadros
assemelham-se a violentas sacudidelas na sua vida de pessoa que intervém
mediante os materiais, os traços, a cor ou a ausência de cor, na sequência do
quotidiano. É o acaso que o motiva ou, pelo contrário, é uma deliberada atenção
a tudo o que o rodeia? Que possui bons olhos de pintor e independência de
espírito – e de razão conceptual – não sofre dúvida. Ele subverte – e nas suas
colagens isso é muito perceptível – muito do tempo presente. Mas isso é
evidentemente uma busca lúcida do futuro.
02 | Este número especial abre una serie que dedicaremos
a aquellos espíritus honestos y valiosos responsables de llevar adelante
experiencias editoriales y creativas que fortalezcan la cultura de cada país
donde actúan. A todos ellos
expresamos nuestro aprecio, nuestra más alta consideración por todo lo que
representan. Comenzaremos con la revista Altazor,
de la Fundación Vicente Huidobro, en Chile, cuya dirección está en manos del
poeta Mario Meléndez. Según él mismo nos cuenta, la revista nace con la finalidad de difundir lo mejor
de la poesía latinoamericana y universal. Pero también ser un punto de encuentro
de los nuevos creadores en las diversas lenguas. Cuenta a la fecha con 15
destacados autores extranjeros y 5 chilenos que tienen una sección permanente
en la revista. 15 traductores en diez idiomas. Poemas, artículos, ensayos,
entrevistas de premios Nobel, Cervantes, Reina Sofía, Pulitzer. Antologías de
poetas provenientes de países europeos, asiáticos, africanos, Hispanoamérica y
Estados Unidos. También dispone de un notable acervo literario cedido por
importantes instituciones, universidades, editoriales, revistas y festivales
provenientes de diversas partes del mundo. Cuenta, además, con diversas
secciones y es utilizada en varias universidades de Latinoamérica y Europa como
material de estudio. El lanzamiento oficial en la web y redes sociales tuvo lugar el 01 de julio
de 2019. Desde su creación, la revista ha superado los tres millones de
visitas, más de 6.000 posts publicados y lectores de más de cien países han
interactuado en sus páginas, por lo cual nos sentimos muy honrados y
agradecidos. Como siempre hacemos en cada una de nuestras ediciones, destacamos la
presencia de un artista invitado. En esta ocasión contaremos con el portugués
Manoel d’Almeida e Sousa (1947). Poeta y artista visual. Su obra tiene un
valioso énfasis en el humor. Creador de cosas (simples) y creador de caninos.
Trabajó en varios lugares entre ellos la Escuela Superior de Teatro y Cine. Es
fundador del proyecto asociativo Mandrágora, donde dirigió y actuó como extra.
Ha pintado, dibujado y creado revistas, entre ellas Bicicleta. Nicolau Saião escribió sobre él: Almeida e Sousa acentúa más o menos conscientemente el contraste entre
la restauración parcial de la antigua legibilidad y el exterior atmosférico que
él llama el pasado. Es, obviamente, un exiliado de la llamada pintura
tradicional. Sus pinturas semejan sacudidas violentas en su vida de persona que
interviene a través de los materiales, las líneas, el color o la ausencia de
color, en la secuencia de la vida cotidiana. ¿Es el azar lo que motiva el
artista o, por el contrario, es una atención deliberada a todo lo que le rodea?
Que tiene buen ojo de pintor e independencia de espíritu –y de razón
conceptual– está fuera de toda duda. Subvierte –y esto se nota mucho en sus
collages– gran parte del tiempo presente. Pero ésta es
evidentemente una búsqueda lúcida del futuro.

03 | This special issue opens a series that we will
dedicate to those honest and valuable spirits responsible for carrying out
editorial and creative experiences that strengthen the culture of each country
where they operate. To all of them we express our appreciation, our highest
consideration for everything they represent. We will begin with the magazine Altazor, from the Vicente Huidobro
Foundation, in Chile, whose direction is in the hands of the poet Mario
Meléndez. According to him, the magazine was
born with the objective of promoting the best of Latin American and universal
poetry. But also to be a meeting point for new creators in multiple languages.
To date, it has 15 outstanding foreign authors and 5 Chilean authors who have a
permanent section in the magazine. 15 translators in ten languages. Poems,
articles, essays, interviews with Nobel Prize winners, Cervantes, Reina Sofía,
Pulitzer. Anthologies of poets from European, Asian, African, Latin American
countries and the United States. It also has a notable literary collection from
important institutions, universities, publishers, magazines and festivals from
different parts of the world. It also has several sections and is used in
several universities in Latin America and Europe as study material. The official
launch on the web and social networks took place on July 1, 2019. Since its
creation, the magazine has exceeded three million visits, more than 6,000 posts
published and readers from more than one hundred countries have interacted on
its pages, for which we feel very honored and grateful. As we always do in
each of our editions, we highlight the presence of a guest artist. On this
occasion we will have the portuguese Manoel d’Almeida e Sousa (1947). Poet and
visual artist. His work has a valuable emphasis on humor. Creator of (simple)
things and creator of canines. He worked in several places including the Higher
School of Theater and Cinema. He is the founder of the associative project
Mandrágora, where he directed and acted as an extra. He has painted, drawn and
created magazines, including Bicicleta.
Nicolau Saião wrote about him: Almeida e
Sousa more or less consciously accentuates the contrast between the partial
restoration of the old legibility and the atmospheric exterior that he calls
the past. He is obviously an exile from so-called traditional painting. His
paintings resemble violent shocks in his life as a person who intervenes
through materials, lines, colour or the absence of colour, in the sequence of
everyday life. Is it chance that motivates him or, on the contrary, is it a
deliberate attention to everything around himself? That he has a good painter’s
eye and independence of spirit – and of conceptual reason – is beyond doubt. He
subverts – and this is very noticeable in his collages – a large part of the
present time. But this is evidently a lucid search for the future.
Los Editores
∞ índice
CARMEN NOZAL | Miguel
Hernández y la familia poética
https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2025/02/carmen-nozal-miguel-hernandez-y-la.html
EMILIO
COCO | Italia y los años de la neovanguardia
https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2025/02/emilio-coco-italia-y-los-anos-de-la.html
ESTEBAN
MOORE | Raymond
Carver – La precisión del enunciado es
la única y verdadera moralidad de la escritura
https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2025/02/esteban-moore-raymond-carver-la.html
FLORIANO MARTINS | Laís
Araruna de Aquino y su exuberancia de
vivir
https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2025/02/floriano-martins-lais-araruna-de-aquino.html
GIOVANNA BENEDETTI | Blaise Cendrars y Panamá como aventura
poética
https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2025/02/giovanna-benedetti-blaise-cendrars-y.html
GUILLERMO GARCÍA DOMINGO |
Rafael Soler y las razones del hombre
delgado
https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2025/02/guillermo-garcia-domingo-rafael-soler-y.html
HAROLD BLOOM | Jay Wright, la creación por desdoblamiento
https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2025/02/harold-bloom-jay-wright-la-creacion-por.html
JAVIER ALVARADO | Judith
Wright entre los cantos y paisajes
exuberantes de Australia
https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2025/02/javier-alvarado-judith-wright-entre-los.html
MIGUEL ÁNGEL ZAPATA |
Oscar Hahn, arte y poesía
https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2025/02/miguel-angel-zapata-oscar-hahn-arte-y.html
REMEDIOS SÁNCHEZ GARCÍA | Entre el canon literario poético y las redes
sociales – Algunas respuestas para nuevos lectores en la era digital
https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2025/02/remedios-sanchez-garcia-entre-el-canon.html
 | Manoel d’Almeida e Sousa |
|
|
Agulha Revista de Cultura
NOSSA ESTIMA # 01 – REVISTA ALTAZOR (CHILE)
Artista convidado: Manoel d’Almeida e Sousa (Portugal, 1947)
Editores:
Floriano Martins | floriano.agulha@gmail.com
Elys Regina Zils | elysre@gmail.com
ARC Edições © 2025
∞ contatos
https://www.instagram.com/agulharevistadecultura/
http://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/
FLORIANO MARTINS | floriano.agulha@gmail.com
ELYS REGINA ZILS | elysre@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário