sábado, 28 de abril de 2018

CENTRO DE PESQUISAS WILLIAM BLAKE | Blake em Novas Traduções


William Blake foi conhecido como um artista independente, que utilizou sua formação como gravurista para criar uma técnica de impressão e edição que uniu suas habilidades como poeta e pintor. De um esforço artesanal e individual, resultaram seus livros iluminados. Comparativamente, é esse também o objetivo das publicações da Editora Sol Negro.
Sediada em Natal, no Rio Grande do Norte, a editora tem por meta oferecer uma alternativa ao mercado editorial de grandes tiragens, produzindo edições artesanais e de baixa tiragem que possibilitem o acesso do público a obras menos requisitadas por grande editoras.









O resultado é uma edição de custo acessível e de qualidade indiscutível. Produzidas com cuidado particular e recebendo numeração individual, suas edições revelam o trabalho e os ideais do editor Márcio Simões. No que concerne a Blake, o catálogo da editora – que apresenta mais de trinta autores, divididos em cinco diferentes selos – apresenta duas obras.
O popular Canções da Inocência e Canções da Experiência (1794) recebe bela e delicada tradução em verso de Renato Suttana, em edição bilíngue. A capa apresenta o nome do autor, do livro, a reprodução da página título iluminada das “Canções” e o nome do tradutor, com interior vermelho em papel cartonado.
Além dessa lâmina, cada conjunto é introduzido pelas reproduções das páginas título de “Inocência” e “Experiência”. O sumário do volume está no final da edição, que não conta com nenhum texto crítico, exceto o presente na orelha do livro.
O profético Visões das Filhas de Albion (1793) ganha tradução do próprio Márcio Simões, que reescreve os versos blakianos de forma a ressaltar as sugestões políticas e psicológicas do texto original. Também em edição bilíngue, “Visões” apresenta na capa o nome do autor, o título, a reprodução em cores da página título iluminada e o nome do tradutor, com interior azulado em papel cartonado.
O miolo apresenta duas vinhetas de Blake, que correspondem respectivamente às imagens das lâminas 9 e 10 do livro iluminado. Ao término, um pequeno texto introduz a figura poética/profética de Blake e o poema “Visões” a partir de seu contexto de produção. Embora compreensivelmente não apresente reproduções das lâminas de Blake, o que encareceria o preço dos exemplares, as edições da Editora Sol Negro abrem um novo espaço para publicações nacionais dedicadas à obra de Blake.
Certamente, o caráter artesanal e particular das edições, bem como sua declarada resposta ao industrial processo de produção de livros, teriam agradado ao ousado criador dos livros iluminados.



*****

Agulha Revista de Cultura
Número 111 | Abril de 2018
editor geral | FLORIANO MARTINS | floriano.agulha@gmail.com
editor assistente | MÁRCIO SIMÕES | mxsimoes@hotmail.com
logo & design | FLORIANO MARTINS
revisão de textos & difusão | FLORIANO MARTINS | MÁRCIO SIMÕES
equipe de tradução
ALLAN VIDIGAL | ECLAIR ANTONIO ALMEIDA FILHO | FEDERICO RIVERO SCARANI | MILENE MORAES
os artigos assinados não refletem necessariamente o pensamento da revista
os editores não se responsabilizam pela devolução de material não solicitado
todos os direitos reservados © triunfo produções ltda.
CNPJ 02.081.443/0001-80





Nenhum comentário:

Postar um comentário