ARC Edições surge em 201o, primeiramente como uma pequena casa de edições virtuais, cujo catálogo de 14 livros atendia pelo nome de Coleção de areia. Alguns dos livros ali publicados foram posteriormente reeditados pela coleção O amor pelas palavras, uma coedição entre Editora Cintra e ARC Edições, de circulação exclusiva pela Amazon – hoje fora de mercado. Somente em 2013 demos a essa aventura editorial uma versão impressa, cujo catálogo é apresentado agora. O nome ARC vem da abreviatura de Agulha Revista de Cultura, revista existente desde 1999. Paralelo a este projeto, em 2023 foi criada a Coleção Abraxas – Livros de Floriano Martins.
Floriano Martins (Brasil, 1957) é poeta, dramaturgo,
ensaísta, artista plástico, tradutor. Criou em 1999 a Agulha Revista de Cultura, da qual é diretor desde então, e o selo ARC
Edições, com mais de 100 livros publicados de autores de diversos países. Estudioso
da tradição lírica-hispano americana e um dos maiores estudiosos do surrealismo
na América, é autor dos livros de ensaios: Um
novo continente – Poesia e Surrealismo na América; Escritura Conquistada – Poesia hispano-americana; 120 noite de Eros – Mulheres surrealistas,
entre outros.
Mesmo com uma extensa produção – digo isso com a propriedade de quem
tem em mãos, só para citar um exemplo, seu livro de poemas Antes que a árvore se feche (2020) com mais de 600 páginas –, ainda consegue surpreender e
instigar seus leitores.
Sombras no Jardim é um livro que compartilha abismos de
intensos silêncios que gritam ao pé do ouvido do poeta. Seu escritório se
transforma em mesa espírita em um magnifico ato criativo para aludir à
elegância do sofrimento. A arquitetura espiritual com a qual o livro avança
envolve o leitor que é teletransportado para cada uma das distintas realidades que
se constroem em paisagens inquietantes.
Assim, o poeta ultrapassa o véu que
separa os mundos para coletar as tintas que irão escrever esses retratos do
inesperado que brota do sussurro íntimo de cada canto das paredes que escondem
o abismo individual. Cada verbo é um mergulho nas profundezas dessas mulheres
singulares e misteriosas. Quando suas buscas encontram seu fim, nasce um livro
de vida e morte. É com o cair da noite que os sonhos ganham vida. Como escreve
Floriano Martins neste livro: A vida não
venera a morte. A morte não venera a vida. Nós somos o único milagre sob o sol.
ELYS REGINA ZILS
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100 pgs | 14x21cm | R$ 40,00 (frete simples incluso)
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO (TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA/PIX)
19 | Para uma poética da utopia, de Carlos Lima
O poeta, ensaísta e tradutor Carlos
Lima reúne substanciosa seleção de ensaios e traduções, priorizando o alentado
tema das vanguardas, em especial o Surrealismo, corrente da qual ele é um capaz
estudioso, apresentando também em sua criação poética uma sutil afinidade.
Dentre seus livros de poesia, um deles se destaca pela rara beleza
imagética, Anatomia da melancolia, de 1982. A escolha ao acaso de
uma imagem tecida em um de seus poemas nos dá uma ideia da vertigem que sua
poética pode alcançar: A vida apenas esta / no exílio selvagem dos meus
olhos perdidos dos teus / na vertigem do abismo desse céu onde se escreve a
palavra nunca. Neste poema dedicado a André Breton, Carlos Lima atesta o
que ele próprio chama de sua aventura lucilante, aventura que se
expande pelo território da tradução, como essa valiosa seleção que nos
apresenta neste Para uma poética da utopia, onde se verifica não
apenas o labor tradutório, a intimidade que exibe com seus autores prediletos,
como também a acertada e insuspeita decisão por uma mostra de primorosos
poemas, como aqueles assinados por Artaud, Breton, Huidobro e Pellegrini.
Prova-se com isto que o trabalho do tradutor de poesia excede a simples versão
de uma língua a outra, exigindo também o conhecimento poético que lhe permite a
decisão valiosa por este ou aquele poema. E Carlos Lima também confirma um
domínio estético ao estudar as variadas vozes e assuntos pertinentes à
vanguarda, destacando esse aspecto mágico de sua utopia. Para uma
estética da utopia é, portanto, um livro que, sob todos os prismas de
sua feitura, nos incita a uma viagem fulgurante, pelo interior dessa poesia que
se encontra entre as mais reveladoras poéticas do século XX.
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266 pgs | 14x21cm | R$ 40,00 (frete simples incluso)
Contato direto com o Autor, através de
ROSALY SILVEIRA
rosalysilveira@gmail.com
Lançamento do livro
https://www.youtube.com/watch?v=xqPIRrONHMQ
[ ÚLTIMOS LIVROS DISPONÍVEIS ]
1 | Overnight medley [poemas a quatro mãos], de Floriano Martins & Manuel Iris
Edição trilíngue, traduções de Allan Vidigal (inglês), Juan Cameron (espanhol)
e Floriano Martins (português)
Buscando realizar e não apenas aludir, Overnight medley é um livro
de poesia e jazz. Suas duas primeiras partes – Footprints e Giant steps
– são poemas de cada um de seus autores, o brasileiro Floriano Martins e o mexicano
Manuel Iris, sobre músicos de jazz. A terceira parte, My favorite things,
está composta por poemas escritos a quatro mãos com a técnica da escritura automática
como equivalente poética da improvisação musical, a parte de temas jazzísticos.
Ao final, Don’t eat the yellow snow, instigante diálogo entre ambos autores
que revela mais da natureza e lógica interna desta obra que resulta pura música,
graças ao ritmo e à intensidade de sua criação.
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252 pgs | 14x21cm | R$ 40,00 (frete simples incluso)
2 | Em silêncio [poemas a quatro mãos], de Floriano Martins & Viviane de Santana Paulo
Floriano Martins e Viviane de Santana Paulo sentam-se à mesa virtual – ele
em Fortaleza, ela em Berlim – para uma ousada aliança, a de criar um mundo poético
baseado na alteridade, na troca de humores, em um jogo entranhável em que se embaralham
os sentidos. Em silêncio foi concebido como um tríptico evocando uma variada
experiência com a linguagem, mesclando ambientes míticos, urbanos, oníricos, em
uma rara aventura pela selva da imaginação. O sentido de entrega alcançado pelos
dois poetas permitiu a fusão de muitas e inquietas vertentes da criação. Um livro
para viver no mais alto grau de intensidade de sua leitura.
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112 pgs | 14x21cm | R$ 3o,00 (frete simples incluso)
3 | Mar anterior [poesia completa], de Sérgio Campos
Pouco antes de sua morte, em 1994, Sérgio Campos publicaria o livro Mar
anterior. Poesia selecionada e revista 1984/94. Mais do que simples seleção
de poemas de outros livros, aqui podemos falar de um livro outro, onde os
poemas, além de revistos, apresentam nova disposição, atendendo aos temas que se
mostraram, ao largo de dez anos de produção, mais entranhados em sua obra. Lendo
agora Mar anterior confirma-se a incidência de uma epopeia íntima, como característica
fundacional dessa poética. O próprio autor assim o comenta, em nossa correspondência
pessoal: “realmente, o epos se coloca em intenção no poema que, no entanto,
não é heroico, mas em essência lírico, o que lhe dá essa sensação de intimismo”.
[…] Este livro reúne esforços de três amigos pela recuperação da obra de um grande
poeta brasileiro, falecido prematuramente aos 53 anos de idade. ARC Edições agradece
sinceramente a Pedro Bahiense, filho do poeta.
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144 pgs | 14x21cm | R$ 30,00 (frete simples incluso)
4 | O iluminismo é uma baleia [trilogia teatral a quatro mãos], de Zuca Sardan & Floriano Martins
Esta é a primeira trilogia de uma experiência de teatro automático que vêm
realizando, a quatro mãos, os poetas brasileiros Zuca Sardan e Floriano Martins.
O iluminismo é uma baleia está composto pelas peças Circo Cyclame, Trem
Carthago e Cine Azteka – três viagens fascinantes pelo mundo da imaginação
e da sátira. Livros repletos de um humor cortante e situações delirantes. Ao final,
acrescenta-se ainda um making of, composto de três diatribes (orfeica, heroica
e satírica), que esmiúçam as entranhas da criação. O livro é também uma galeria
valiosa de técnicas plásticas que incluem desenhos, colagens, montagens e
fotografias.
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458 pgs | 14x21cm | R$ 50,00 (frete simples incluso)
5 | Um novo continente – Poesia e surrealismo na América [ensaios], de Floriano Martins
Traduções de Allan Vidigal (inglês), Eclair Antonio Almeida Filho (francês),
Floriano Martins (espanhol), Márcio Simões (inglês), Milene Moraes (francês). Orelhas
de Marco Lucchesi, e posfácio de Leontino Filho
Floriano Martins escreveu um livro de rara probidade intelectual. Diante
de um repertório vasto, difícil e inacabado, elaborou uma articulação ousada e bem
sucedida entre partes consideradas dispersas e intrafegáveis. Enfrentou a princípio
– e com galhardia – uma nuvem de ideias em contínua migração. O primeiro passo foi
dado com O começo da busca, que era um livro sem aduanas ideológicas ou embargos
culturais. Era o anteprojeto de uma ousada cartografia. Não a que se faz dentro
de um cômodo gabinete, de censuráveis a prioris e de outras imposturas intelectuais,
conceitos que mal se adequam a uma geografia porosa, vibrátil, em que as ilhas distantes,
porventura, podem formar um arquipélago inesperado, partindo-se de um insight,
ou de uma atenção polifônica, nas camadas mais profundas da harmonia. O mapeamento
de Floriano está para Borges e Calvino. Preciso e marcado de potencialidades. Atento
a percursos mal visitados, como quando aborda certas formas clandestinas do
Surrealismo, que não tomam parte sequer de um proto-cânone. Floriano está no microcentro
de Buenos Aires e entre os Mapuches do Chile, interage com os poetas do México e
com os de Cuba, com uma desenvoltura, uma atenção, um respeito que hoje anda quase
perdido. O seu gabinete fica – como dizia Antonio Carlos Villaça – entre a estante
e a rua, a escuta precisa e a polêmica aguda, provocadora, nunca próxima da gratuidade,
a serviço de mais oxigênio e coragem. […] Tenho Floriano Martins como um dos nomes
cruciais para a compreensão das culturas da assim chamada América Latina – e não
estou só nesta quadra. Poucos no continente possuem hoje um trânsito físico e mental
como o dele, para todas as latitudes deste nosso velho Mundo Novo. Sua aventura
espiritual bebe na fonte de um José Martí e sonha uma integração poética mais profunda
e marcada pelo estatuto da emancipação. E, afinal, será preciso sublinhar que este
livro foi escrito por um poeta de marca, um ensaísta vigoroso e um artista plástico
que não separa a instância crítica da própria criação? [Marco Lucchesi]
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560 pgs | 14x21cm | R$ 50,00 (frete simples incluso)
6 | Circo Cyclame [teatro automático a quatro mãos], de Zuca Sardan & Floriano Martins
Participação especial (posfácio-entrevista)
de Kazimir Pierre
O dilema maior do mundo não está na fé credenciada, mas antes na relutância
em defender o padroeiro existencial de cada um, ou de cada temporada. Entregar-se
a um deus qualquer é o mesmo que associar-se a um clube. Garante a espécie que se
julga devota de uma razão acima de qualquer suspeita, porém não encontra argumentos
para quem a dissocia de seus padroeiros de vivenda. Não, não podemos concluir nada,
jamais entendi a pressa em concluir algo. O mundo não cabe no dogma finito da matéria.
Acaso teríamos tornado possível o exame de DNA apenas para identificar personagens
da ficção semanal? Bem sei que tua indagação infringe as normas físicas, mas entendo
onde queres chegar. Os excessos religiosos são uma espécie de dádiva para os excessos
políticos, na mesma proporção em que os excessos científicos alimentam a bravata
dos excessos artísticos. O homem ferrou a razão, limitando-a a uma fonte de justificativa
de seus erros.
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176 pgs | 14x21cm | R$ 30,00 (frete simples incluso)
7 | Confissões de um espelho [correspondência, poemas, desenhos, depoimentos], de Cruzeiro Seixas
Edição a cargo de Floriano Martins
e Leontino Filho
O livro é dádiva da memória, palavra que pulsa quase simultaneamente numa
avalanche de pura poesia. Cruzeiro Seixas, esse homem-galáxia, poeta e pintor de
alta linhagem, está desnudo, expresso em surreal tecido de verdades, em Confissões
de um espelho, uma verdadeira joia encravada nas faces disfarçadas do real.
O livro traz, a tiracolo, cartas de Cruzeiro Seixas destinadas a Floriano Martins,
confissões sem meias verdades ou com verdades inteiras, a epistolografia é uma preciosa
arte e nas mãos de um artista genial ganha um tal refinamento que vale por si. Na
sequência das cartas, os poemas e desenhos: As minhas mãos é que pensam, não
eu. Cruzeiro Seixas em sua poética, numa visada crítica, sem submissão alguma,
atrela o erudito ao coloquial, de forma enfática, por vezes insólita e enlouquecida,
não à toa, ele acentua numa de suas muitas entrevistas que: A vida é, de facto,
um escândalo para a razão. Sendo assim, torna-se imprescindível ocupar com destemor
os assombros do surrealismo, essa falésia de impertinências e desassombros, essa
asa de vontades e infinitudes, esse reino de liberdade na consciência do infinito.
Para não ir muito longe, nessas aventuras surreais, novamente Murilo Mendes: O
surrealismo, tentando ultrapassar os limites da razão humana, aproxima-se às vezes
consideravelmente da mística. Cruzeiro Seixas arremata: Os que querem agarrar
com ambas as mãos o IMPOSSÍVEL não se apercebem que o impossível acontece todos
os dias. [Leontino Filho]
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188 pgs | 14x21cm | R$ 40,00 (frete simples incluso)
8 | Escritura conquistada – Poesía hispano-americana [entrevistas y encuestas], de Floriano Martins
Textos de las solapas de David Cortés Cabán y Manuel Iris.
Este largo volumen, en sus 704
páginas, es un entrañable estudio crítico de la tradición lírica en Hispanoamérica,
en sus 19 países. El libro se encuentra dividido en tres capítulos, en la forma
de entrevistas y encuestas: el primero con 47 de los más expresivos poetas de esta
parte del continente americano; el segundo con 39 estudiosos que aclaran los caminos
de las vanguardias; y el tercero con tres amplios diálogos con el crítico español
Jorge Rodríguez Padrón sobre las relaciones de esta lírica con la poesía española.
Libro indispensable para el conocimiento de la lírica en Hispanoamérica. Su autor,
el poeta Floriano Martins (Brasil, 1957), ha rescatado el pensamiento de los poetas
y los hechos más decisivos de la poesía hispanoamericana.
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704 pgs | 16x23cm (español)| R$
70,00 (frete simples incluso)
9 | Antes que a árvore se feche, de Floriano Martins
Posfácio-entrevista, de R. Leontino Filho
Cronologia, de Márcio Simões
Há um estranho personagem que percorre as 740 páginas
de minha poesia completa. Marcado por uma multidão de vozes que habitam seu íntimo,
com elas ele tece uma colcha épica de retalhos. O livro, incluindo a cronologia
comentada de vida e obra, é seu truque de permanente ressurreição. Os inúmeros conflitos
encarnados são a rigor o mesmo, ou possuem a mesma fonte: o paradoxo bíblico. Quem
criou o homem terá sido o mesmo que criou Deus? Quem veio primeiro? Qual o mistério
que está por trás de todas as mitologias. Aprendi a ser o ovo e a galinha, simultaneamente.
A cada verso escrito, a cada imagem tecida. Antes que a árvore se feche. [Floriano Martins]
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740 pgs | 16x23cm | R$ 90,00 (frete simples incluso)
10 | 120 noites de Eros – mulheres surrealistas, de Floriano Martins
Prefácio de Jacob Klintowitz
Estamos diante de um livro que imediatamente se tornará
referência obrigatória no estudo do surrealismo. E, mais amplo ainda, se tornará
em peça importante para o conhecimento do processo cultural de nossa época e na
apresentação de figuras humanas que, às vezes com imensa dificuldade, se constituíram
e se constituem em parâmetros de excelência e de virtude; a virtude entendida como
a lealdade a si mesmo, ainda que ao custo das eventuais incompreensões de uma época
de grandes transformações, como é a nossa. [Jacob Klintowitz]
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168 pgs | 14x21cm | R$ 40,00 (frete simples incluso)
11 | Tríptico da agonia, de Floriano Martins e Berta Lucía Estrada
Escrito a quatro mãos,
originalmente em espanhol, Tríptico
da agonia é uma viagem pelos abismos
desvendados no colo da humanidade, e sua maior conquista é que essa viagem foi
tecida entre dois criadores –reflexo de que o essencial na vida é compartilhar
experiências. Seus autores, o brasileiro Floriano Martins e a colombiana Berta
Lucía Estrada, são nomes já há muito reconhecidos em suas outras áreas de atuação,
ensaio e poesia. Esta trilogia é a soma de sua experiência comum no território
da dramaturgia e, de forma muito singular, mesclam as linguagens do teatro, da
narrativa curta e da prosa poética. É um livro cheio de surpresas para o leitor
que aceitar o convite de acompanhá-los nesta cativante aventura criativa.
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160 pgs | 14x21cm | R$ 40,00 (frete
simples incluso)
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO (TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA/PIX)
BRADESCO | Ag. 3456 | C/C 17920-5 | CPF 169.613.313-00
Em nome de Floriano Benevides Junior
Ao enviar o comprovante de transferência informar o endereço
ou através do pix (85) 999852077
Em nome de Maria do Socorro Nunes Xavier Benevides
Contato direto com o Autor: floriano.agulha@gmail.com
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