sábado, 12 de janeiro de 2019

ARC EDIÇÕES | CATÁLOGO 2013-2023

ARC Edições surge em 201o, primeiramente como uma pequena casa de edições virtuais, cujo catálogo de 14 livros atendia pelo nome de Coleção de areia. Alguns dos livros ali publicados foram posteriormente reeditados pela coleção O amor pelas palavras, uma coedição entre Editora Cintra e ARC Edições, de circulação exclusiva pela Amazon – hoje fora de mercado. Somente em 2013 demos a essa aventura editorial uma versão impressa, cujo catálogo é apresentado agora. O nome ARC vem da abreviatura de Agulha Revista de Cultura, revista existente desde 1999. Paralelo a este projeto, em 2023 foi criada a Coleção Abraxas – Livros de Floriano Martins.



NOVOS TÍTULOS ]



20 | Sombras no jardim (prosa poética), de Floriano Martins


Floriano Martins (Brasil, 1957) é poeta, dramaturgo, ensaísta, artista plástico, tradutor. Criou em 1999 a Agulha Revista de Cultura, da qual é diretor desde então, e o selo ARC Edições, com mais de 100 livros publicados de autores de diversos países. Estudioso da tradição lírica-hispano americana e um dos maiores estudiosos do surrealismo na América, é autor dos livros de ensaios: Um novo continente – Poesia e Surrealismo na América; Escritura Conquistada – Poesia hispano-americana; 120 noite de Eros – Mulheres surrealistas, entre outros.

Mesmo com uma extensa produçãodigo isso com a propriedade de quem tem em mãos, só para citar um exemplo, seu livro de poemas Antes que a árvore se feche (2020) com mais de 600 páginas, ainda consegue surpreender e instigar seus leitores.

Sombras no Jardim é um livro que compartilha abismos de intensos silêncios que gritam ao pé do ouvido do poeta. Seu escritório se transforma em mesa espírita em um magnifico ato criativo para aludir à elegância do sofrimento. A arquitetura espiritual com a qual o livro avança envolve o leitor que é teletransportado para cada uma das distintas realidades que se constroem em paisagens inquietantes.

Assim, o poeta ultrapassa o véu que separa os mundos para coletar as tintas que irão escrever esses retratos do inesperado que brota do sussurro íntimo de cada canto das paredes que escondem o abismo individual. Cada verbo é um mergulho nas profundezas dessas mulheres singulares e misteriosas. Quando suas buscas encontram seu fim, nasce um livro de vida e morte. É com o cair da noite que os sonhos ganham vida. Como escreve Floriano Martins neste livro: A vida não venera a morte. A morte não venera a vida. Nós somos o único milagre sob o sol.

ELYS REGINA ZILS


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100 pgs | 14x21cm | R$ 40,00 (frete simples incluso)


CONDIÇÕES DE PAGAMENTO (TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA/PIX)

BRADESCO | Ag. 3456 | C/C 17920-5 | CPF 169.613.313-00
Em nome de Floriano Benevides Junior
ou através do pix (85) 999852077
Em nome de Maria do Socorro Nunes Xavier Benevides
Ao enviar o comprovante de transferência informar o endereço
Contato direto com o Autor: floriano.agulha@gmail.com 





19 | Para uma poética da utopia, de Carlos Lima

O poeta, ensaísta e tradutor Carlos Lima reúne substanciosa seleção de ensaios e traduções, priorizando o alentado tema das vanguardas, em especial o Surrealismo, corrente da qual ele é um capaz estudioso, apresentando também em sua criação poética uma sutil afinidade. Dentre seus livros de poesia, um deles se destaca pela rara beleza imagética, Anatomia da melancolia, de 1982. A escolha ao acaso de uma imagem tecida em um de seus poemas nos dá uma ideia da vertigem que sua poética pode alcançar: A vida apenas esta / no exílio selvagem dos meus olhos perdidos dos teus / na vertigem do abismo desse céu onde se escreve a palavra nunca. Neste poema dedicado a André Breton, Carlos Lima atesta o que ele próprio chama de sua aventura lucilante, aventura que se expande pelo território da tradução, como essa valiosa seleção que nos apresenta neste Para uma poética da utopia, onde se verifica não apenas o labor tradutório, a intimidade que exibe com seus autores prediletos, como também a acertada e insuspeita decisão por uma mostra de primorosos poemas, como aqueles assinados por Artaud, Breton, Huidobro e Pellegrini. Prova-se com isto que o trabalho do tradutor de poesia excede a simples versão de uma língua a outra, exigindo também o conhecimento poético que lhe permite a decisão valiosa por este ou aquele poema. E Carlos Lima também confirma um domínio estético ao estudar as variadas vozes e assuntos pertinentes à vanguarda, destacando esse aspecto mágico de sua utopia. Para uma estética da utopia é, portanto, um livro que, sob todos os prismas de sua feitura, nos incita a uma viagem fulgurante, pelo interior dessa poesia que se encontra entre as mais reveladoras poéticas do século XX.

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266 pgs | 14x21cm | R$ 40,00 (frete simples incluso)

Contato direto com o Autor, através de
ROSALY SILVEIRA
rosalysilveira@gmail.com 

Lançamento do livro
https://www.youtube.com/watch?v=xqPIRrONHMQ 




 
[ ÚLTIMOS LIVROS DISPONÍVEIS ]

 


1 |
Overnight medley [poemas a quatro mãos], de Floriano Martins & Manuel Iris
 

Edição trilíngue, traduções de Allan Vidigal (inglês), Juan Cameron (espanhol) e Floriano Martins (português)

Buscando realizar e não apenas aludir, Overnight medley é um livro de poesia e jazz. Suas duas primeiras partes – Footprints e Giant steps – são poemas de cada um de seus autores, o brasileiro Floriano Martins e o mexicano Manuel Iris, sobre músicos de jazz. A terceira parte, My favorite things, está composta por poemas escritos a quatro mãos com a técnica da escritura automática como equivalente poética da improvisação musical, a parte de temas jazzísticos. Ao final, Don’t eat the yellow snow, instigante diálogo entre ambos autores que revela mais da natureza e lógica interna desta obra que resulta pura música, graças ao ritmo e à intensidade de sua criação.

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252 pgs | 14x21cm | R$ 40,00 (frete simples incluso)

 

 


2 |
Em silêncio [poemas a quatro mãos], de Floriano Martins & Viviane de Santana Paulo
 

Floriano Martins e Viviane de Santana Paulo sentam-se à mesa virtual – ele em Fortaleza, ela em Berlim – para uma ousada aliança, a de criar um mundo poético baseado na alteridade, na troca de humores, em um jogo entranhável em que se embaralham os sentidos. Em silêncio foi concebido como um tríptico evocando uma variada experiência com a linguagem, mesclando ambientes míticos, urbanos, oníricos, em uma rara aventura pela selva da imaginação. O sentido de entrega alcançado pelos dois poetas permitiu a fusão de muitas e inquietas vertentes da criação. Um livro para viver no mais alto grau de intensidade de sua leitura.

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112 pgs | 14x21cm | R$ 3o,00 (frete simples incluso)

  

 


3 |
Mar anterior [poesia completa], de Sérgio Campos
 

Pouco antes de sua morte, em 1994, Sérgio Campos publicaria o livro Mar anterior. Poesia selecionada e revista 1984/94. Mais do que simples seleção de poemas de outros livros, aqui podemos falar de um livro outro, onde os poemas, além de revistos, apresentam nova disposição, atendendo aos temas que se mostraram, ao largo de dez anos de produção, mais entranhados em sua obra. Lendo agora Mar anterior confirma-se a incidência de uma epopeia íntima, como característica fundacional dessa poética. O próprio autor assim o comenta, em nossa correspondência pessoal: “realmente, o epos se coloca em intenção no poema que, no entanto, não é heroico, mas em essência lírico, o que lhe dá essa sensação de intimismo”. […] Este livro reúne esforços de três amigos pela recuperação da obra de um grande poeta brasileiro, falecido prematuramente aos 53 anos de idade. ARC Edições agradece sinceramente a Pedro Bahiense, filho do poeta.

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144 pgs | 14x21cm | R$ 30,00 (frete simples incluso)

 

 


4 |
O iluminismo é uma baleia [trilogia teatral a quatro mãos], de Zuca Sardan & Floriano Martins
 

Esta é a primeira trilogia de uma experiência de teatro automático que vêm realizando, a quatro mãos, os poetas brasileiros Zuca Sardan e Floriano Martins. O iluminismo é uma baleia está composto pelas peças Circo Cyclame, Trem Carthago e Cine Azteka – três viagens fascinantes pelo mundo da imaginação e da sátira. Livros repletos de um humor cortante e situações delirantes. Ao final, acrescenta-se ainda um making of, composto de três diatribes (orfeica, heroica e satírica), que esmiúçam as entranhas da criação. O livro é também uma galeria valiosa de técnicas plásticas que incluem desenhos, colagens, montagens e fotografias.

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458 pgs | 14x21cm | R$ 50,00 (frete simples incluso)

 

 


5 |
Um novo continente – Poesia e surrealismo na América [ensaios], de Floriano Martins
 

Traduções de Allan Vidigal (inglês), Eclair Antonio Almeida Filho (francês), Floriano Martins (espanhol), Márcio Simões (inglês), Milene Moraes (francês). Orelhas de Marco Lucchesi, e posfácio de Leontino Filho

Floriano Martins escreveu um livro de rara probidade intelectual. Diante de um repertório vasto, difícil e inacabado, elaborou uma articulação ousada e bem sucedida entre partes consideradas dispersas e intrafegáveis. Enfrentou a princípio – e com galhardia – uma nuvem de ideias em contínua migração. O primeiro passo foi dado com O começo da busca, que era um livro sem aduanas ideológicas ou embargos culturais. Era o anteprojeto de uma ousada cartografia. Não a que se faz dentro de um cômodo gabinete, de censuráveis a prioris e de outras imposturas intelectuais, conceitos que mal se adequam a uma geografia porosa, vibrátil, em que as ilhas distantes, porventura, podem formar um arquipélago inesperado, partindo-se de um insight, ou de uma atenção polifônica, nas camadas mais profundas da harmonia. O mapeamento de Floriano está para Borges e Calvino. Preciso e marcado de potencialidades. Atento a percursos mal visitados, como quando aborda certas formas clandestinas do Surrealismo, que não tomam parte sequer de um proto-cânone. Floriano está no microcentro de Buenos Aires e entre os Mapuches do Chile, interage com os poetas do México e com os de Cuba, com uma desenvoltura, uma atenção, um respeito que hoje anda quase perdido. O seu gabinete fica – como dizia Antonio Carlos Villaça – entre a estante e a rua, a escuta precisa e a polêmica aguda, provocadora, nunca próxima da gratuidade, a serviço de mais oxigênio e coragem. […] Tenho Floriano Martins como um dos nomes cruciais para a compreensão das culturas da assim chamada América Latina – e não estou só nesta quadra. Poucos no continente possuem hoje um trânsito físico e mental como o dele, para todas as latitudes deste nosso velho Mundo Novo. Sua aventura espiritual bebe na fonte de um José Martí e sonha uma integração poética mais profunda e marcada pelo estatuto da emancipação. E, afinal, será preciso sublinhar que este livro foi escrito por um poeta de marca, um ensaísta vigoroso e um artista plástico que não separa a instância crítica da própria criação? [Marco Lucchesi]

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560 pgs | 14x21cm | R$ 50,00 (frete simples incluso)

 

 


6 |
Circo Cyclame [teatro automático a quatro mãos], de Zuca Sardan & Floriano Martins
 

Participação especial (posfácio-entrevista) de Kazimir Pierre

O dilema maior do mundo não está na fé credenciada, mas antes na relutância em defender o padroeiro existencial de cada um, ou de cada temporada. Entregar-se a um deus qualquer é o mesmo que associar-se a um clube. Garante a espécie que se julga devota de uma razão acima de qualquer suspeita, porém não encontra argumentos para quem a dissocia de seus padroeiros de vivenda. Não, não podemos concluir nada, jamais entendi a pressa em concluir algo. O mundo não cabe no dogma finito da matéria. Acaso teríamos tornado possível o exame de DNA apenas para identificar personagens da ficção semanal? Bem sei que tua indagação infringe as normas físicas, mas entendo onde queres chegar. Os excessos religiosos são uma espécie de dádiva para os excessos políticos, na mesma proporção em que os excessos científicos alimentam a bravata dos excessos artísticos. O homem ferrou a razão, limitando-a a uma fonte de justificativa de seus erros.

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176 pgs | 14x21cm | R$ 30,00 (frete simples incluso)

 

 


7 |
Confissões de um espelho [correspondência, poemas, desenhos, depoimentos], de Cruzeiro Seixas
 

Edição a cargo de Floriano Martins e Leontino Filho

O livro é dádiva da memória, palavra que pulsa quase simultaneamente numa avalanche de pura poesia. Cruzeiro Seixas, esse homem-galáxia, poeta e pintor de alta linhagem, está desnudo, expresso em surreal tecido de verdades, em Confissões de um espelho, uma verdadeira joia encravada nas faces disfarçadas do real. O livro traz, a tiracolo, cartas de Cruzeiro Seixas destinadas a Floriano Martins, confissões sem meias verdades ou com verdades inteiras, a epistolografia é uma preciosa arte e nas mãos de um artista genial ganha um tal refinamento que vale por si. Na sequência das cartas, os poemas e desenhos: As minhas mãos é que pensam, não eu. Cruzeiro Seixas em sua poética, numa visada crítica, sem submissão alguma, atrela o erudito ao coloquial, de forma enfática, por vezes insólita e enlouquecida, não à toa, ele acentua numa de suas muitas entrevistas que: A vida é, de facto, um escândalo para a razão. Sendo assim, torna-se imprescindível ocupar com destemor os assombros do surrealismo, essa falésia de impertinências e desassombros, essa asa de vontades e infinitudes, esse reino de liberdade na consciência do infinito. Para não ir muito longe, nessas aventuras surreais, novamente Murilo Mendes: O surrealismo, tentando ultrapassar os limites da razão humana, aproxima-se às vezes consideravelmente da mística. Cruzeiro Seixas arremata: Os que querem agarrar com ambas as mãos o IMPOSSÍVEL não se apercebem que o impossível acontece todos os dias. [Leontino Filho]

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188 pgs | 14x21cm | R$ 40,00 (frete simples incluso)

 

  


8 | Escritura conquistada – Poesía hispano-americana [entrevistas y encuestas], de Floriano Martins
 

Textos de las solapas de David Cortés Cabán y Manuel Iris.

Este largo volumen, en sus 704 páginas, es un entrañable estudio crítico de la tradición lírica en Hispanoamérica, en sus 19 países. El libro se encuentra dividido en tres capítulos, en la forma de entrevistas y encuestas: el primero con 47 de los más expresivos poetas de esta parte del continente americano; el segundo con 39 estudiosos que aclaran los caminos de las vanguardias; y el tercero con tres amplios diálogos con el crítico español Jorge Rodríguez Padrón sobre las relaciones de esta lírica con la poesía española. Libro indispensable para el conocimiento de la lírica en Hispanoamérica. Su autor, el poeta Floriano Martins (Brasil, 1957), ha rescatado el pensamiento de los poetas y los hechos más decisivos de la poesía hispanoamericana.

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704 pgs | 16x23cm (español)| R$ 70,00 (frete simples incluso)

 

  


9 | Antes que a árvore se feche, de Floriano Martins


Poesia completa. Capa, mostra gráfica e pintura, de Juliana Hoffmann

Posfácio-entrevista, de R. Leontino Filho

Cronologia, de Márcio Simões

Há um estranho personagem que percorre as 740 páginas de minha poesia completa. Marcado por uma multidão de vozes que habitam seu íntimo, com elas ele tece uma colcha épica de retalhos. O livro, incluindo a cronologia comentada de vida e obra, é seu truque de permanente ressurreição. Os inúmeros conflitos encarnados são a rigor o mesmo, ou possuem a mesma fonte: o paradoxo bíblico. Quem criou o homem terá sido o mesmo que criou Deus? Quem veio primeiro? Qual o mistério que está por trás de todas as mitologias. Aprendi a ser o ovo e a galinha, simultaneamente. A cada verso escrito, a cada imagem tecida. Antes que a árvore se feche. [Floriano Martins]

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740 pgs | 16x23cm | R$ 90,00 (frete simples incluso)

 

 


10 | 120 noites de Eros – mulheres surrealistas, de Floriano Martins

Prefácio de Jacob Klintowitz

Estamos diante de um livro que imediatamente se tornará referência obrigatória no estudo do surrealismo. E, mais amplo ainda, se tornará em peça importante para o conhecimento do processo cultural de nossa época e na apresentação de figuras humanas que, às vezes com imensa dificuldade, se constituíram e se constituem em parâmetros de excelência e de virtude; a virtude entendida como a lealdade a si mesmo, ainda que ao custo das eventuais incompreensões de uma época de grandes transformações, como é a nossa. [Jacob Klintowitz]

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168 pgs | 14x21cm | R$ 40,00 (frete simples incluso)


 


11 | Tríptico da agonia, de Floriano Martins e Berta Lucía Estrada

Escrito a quatro mãos, originalmente em espanhol, Tríptico da agonia é uma viagem pelos abismos desvendados no colo da humanidade, e sua maior conquista é que essa viagem foi tecida entre dois criadores –reflexo de que o essencial na vida é compartilhar experiências. Seus autores, o brasileiro Floriano Martins e a colombiana Berta Lucía Estrada, são nomes já há muito reconhecidos em suas outras áreas de atuação, ensaio e poesia. Esta trilogia é a soma de sua experiência comum no território da dramaturgia e, de forma muito singular, mesclam as linguagens do teatro, da narrativa curta e da prosa poética. É um livro cheio de surpresas para o leitor que aceitar o convite de acompanhá-los nesta cativante aventura criativa.

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160 pgs | 14x21cm | R$ 40,00 (frete simples incluso)

 

 

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO (TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA/PIX)

BRADESCO | Ag. 3456 | C/C 17920-5 | CPF 169.613.313-00

Em nome de Floriano Benevides Junior

Ao enviar o comprovante de transferência informar o endereço

ou através do pix (85) 999852077

Em nome de Maria do Socorro Nunes Xavier Benevides

Contato direto com o Autor: floriano.agulha@gmail.com 

  



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