sexta-feira, 14 de maio de 2021

AGULHA REVISTA DE CULTURA # 170 – maio de 2021

 

• EDITORIAL – PARTES ESSENCIAIS DE UM TODO CHAMADO AGULHA

 


A pouco mais de um ano de completar 200 números da Agulha Revista de Cultura, desde já temos em mente a preparação de uma imensa festa. Nos 21 anos  em que estamos realizando nosso trabalho editorial evidentemente surgiram alguns obstáculos, e ultimamente fazer uma revista de cultura como a nossa se tornou uma tarefa de abnegados.

Contudo, as grandes margens de nossa caudalosa aventura estão mesmo repletas de alegrias, a confirmação perene de uma conquista humana, a descoberta de inúmeros colaboradores que hoje são parte de uma boa família espalhada pelo mundo. Ao lado da revista surgiram muitos projetos paralelos e, no que pese a firmeza de suas realizações, difusões e recepções, o que nos orienta é a grandeza humana, este é o porto maravilhoso que construímos, o lugar sagrado a partir do qual escoamos por todas as partes do planeta o nosso humanismo poético – como costumava se referir ao surrealismo o notável poeta argentino Enrique Molina.

E é justamente essa bússola que nos leva a compor a presente edição, o mergulho que damos em águas esquecidas, no caso da formação do grupo Dau al set, a valiosa formação da vanguarda catalã surgida na Espanha de final dos anos 1940, da qual participou o poeta João Cabral de Melo Neto (Brasil, 1920-1999), aqui presente através de uma extensa entrevista que lhe fez Nicolás Extremeda Tapia. A seu lado, integrante do mesmo grupo, também incluímos um artigo de Iván Humanes Bespín sobre Arnau Puig (Espanha, 1926). Em futuras edições voltaremos a publicar um bom material sobre Dau al set.

Na sequência de nossa pauta temos reflexões sobre a poesia de Juan Calzadilla (Venezuela, 1931), César Dávila Andrade (Equador, 1918-1967), Renée Ferrer (Paraguai, 1944) e uma extensa entrevista ao surrealista Nicolau Saião (Portugal, 1946). Damos ainda continuidade à mostra de um belo projeto levado a termo pela poeta grega Agathi Dimitrouka, em comemoração aos 200 anos da revolução que propiciou a independência da Grécia. Além da brilhante participação reflexiva do mexicano Manuel Iris e do venezuelano Gabriel Jiménez Emán, dois colaboradores já de muitos anos, sem esquecer as duas pequenas tragédias escritas a quatro mãos por Floriano Martins e Zuca Sardan.

Todo este relevante material se encontra interligado pela presença, como artista convidado deste número 170 da Agulha Revista de Cultura, de Friedrich Schröder-Sonnenstern (Rússia, 1892-1982), celebrado pela Exposição do Surrealismo na Paris de 1959 como um dos mais impressionantes artistas do século passado. Sua obra foi lamentavelmente contaminada por falsificações que acabaram por sujeitá-la primeiro à descrença e depois ao esquecimento. Uma nota de imprensa não assinada observa que suas imagens mostram criaturas bizarras, em parte eróticas, em parte de pesadelo, com combinações ousadas de humanos e animais. Ele vê como especial a representação de partes do rosto como nariz, queixo e orelha, que interpretou como “partes do sexo masculino”. Por muitos anos foi considerado o representante de uma “arte dos doentes mentais”.


Sempre atentos a essa fatia brutal da realidade que nos tem dilacerado os últimos tempos, seja na forma das crises sanitárias ou através da violência gerida pelas péssimas escolhas políticas, seguimos em nossa defesa incondicional da cultura e suas inúmeras manifestações artísticas, em especial cuidando da América Ibérica que nos define. Em meio aos pesadelos da usura, seremos sempre bons, como bem nos deixou a lição um poema de Jorge Luís Borges, precisamente intitulado “Os justos”:

 

Um homem que cultiva seu jardim, como queria Voltaire. / O que agradece que na terra exista música. / O que descobre com prazer uma etimologia. / Dois empregados que em um café do Sul jogam um silencioso xadrez. / O ceramista que premedita uma cor e uma forma. / O tipógrafo que bem compõe esta página, que talvez nem lhe agrade. / Uma mulher e um homem que leem os tercetos finais de certo canto. / O que acaricia um animal adormecido. / O que justifica ou quer justificar um mal que lhe fizeram. / O que agradece que na terra exista Stevenson. / O que prefere que os outros tenham razão. / Essas pessoas, que se ignoram, estão salvando o mundo.

 

Que assim seja a nossa premeditação de um mundo melhor.

 

Os Editores 

***** 


• ÍNDICE

 

AGATHI DIMITROUKA | Bolívar, eres bello como un griego (Parte 2)

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2021/05/agathi-dimitrouka-bollvar-eres-bello.html

 

DAVID CORTÉS CABÁN | Juan Calzadilla: el poeta y las palabras

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2021/05/david-cortes-caban-juan-calzadilla-el.html

 

FLORIANO MARTINS | Olhos bem-postos no Surrealismo – Uma conversa com Nicolau Saião

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2021/05/floriano-martins-olhos-bem-postos-no.html

 

GABRIEL JIMÉNEZ EMÁN | Bill Evans, poeta del piano

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2021/05/gabriel-jimenez-eman-bill-evans-poeta.html

 

IVÁN HUMANES BESPÍN | Dau al set, una filosofía de la existencia. Alrededor de Arnau Puig

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2021/05/ivan-humanes-bespin-dau-al-set-una.html

 

JORGE DÁVILA VÁZQUEZ | César Dávila Andrade, historia y cotidianidad

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2021/05/jorge-davila-vazquez-cesar-davila.html

 

MANUEL IRIS | Tríptico de vislumbres

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2021/05/manuel-iris-triptico-de-vislumbres.html

 

MARIBEL BARRETO | Dos rostros y un destino de Renée Ferrer

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2021/05/maribel-barreto-dos-rostros-y-un.html

 

NICOLÁS EXTREMERA TAPIA | Conversa em casa do poeta João Cabral de Melo Neto

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2021/05/nicolas-extremera-tapia-conversa-em.html

 

ZUCA SARDAN & FLORIANO MARTINS | SARDANELO & MARTINICO

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2021/05/zuca-sardan-floriano-martins-sardanelo.html 

 


 

Friedrich Schröder-Sonnenstern

 *****

Agulha Revista de Cultura

UMA AGULHA NA MESA O MUNDO NO PRATO

Número 170 | maio de 2021

artista convidad0: Friedrich Schröder-Sonnenstern (Prússia, 1892-1982)

editor geral | FLORIANO MARTINS | floriano.agulha@gmail.com

editor assistente | MÁRCIO SIMÕES | mxsimoes@hotmail.com

logo & design | FLORIANO MARTINS

revisão de textos & difusão | FLORIANO MARTINS | MÁRCIO SIMÕES

ARC Edições © 2021

 

Visitem também:

Atlas Lírico da América Hispânica

Conexão Hispânica

Escritura Conquistada

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário