1. ZUCA SARDAN
& FLORIANO MARTINS | O iluminismo é uma baleia
ARC Edições | Fortaleza, 2016
Capa, colagens, desenhos & fotografias
© Zuca Sardan & Floriano Martins
Revisão & projeto gráfico © Floriano
Martins & Márcio Simões
R$ 45,00 (frete nacional
simples incluso)
Esta é a primeira trilogia de uma experiência de teatro automático que vêm
realizando, a quatro mãos, os poetas brasileiros Zuca Sardan e Floriano Martins.
O iluminismo é uma baleia está composto pelas peças Circo Cyclame, Trem
Carthago e Cine Azteka – três viagens fascinantes pelo mundo da imaginação
e da sátira. Livros repletos de um humor cortante e situações delirantes. Ao final,
acrescenta-se ainda um making of, composto de três diatribes (orfeica, heroica
e satírica), que esmiúçam as entranhas da criação. O livro é também uma galeria
valiosa de técnicas plásticas que incluem desenhos, colagens, montagens e
fotografias.
2. FLORIANO MARTINS | A grande obra da carne
ARC Edições | Fortaleza, 2017
Capa &
vinhetas © Floriano Martins
Desenhos
do capítulo central © Zuca Sardan
Desenho
de FM orelha © Adriel Contieri
Revisão
& projeto gráfico © Floriano Martins e Márcio Simões
R$ 45,00 (quarenta e cinco reais, frete incluso)
Desde cedo o tríptico me desperta atenção. Igualmente a suíte. Aos poucos
fui percebendo que meus grandes mestres sempre foram renascentistas. Não os poetas,
mas antes os compositores e artistas plásticos. Eu ambicionava trazer para o poema
aquelas estruturas. Este truque alcançado cria uma astuta miragem: o plano épico.
Na montagem das suítes eu recortei diversas formas poéticas: tercetos, sonetos,
odes, provérbios, prosa poética, aforismos… A grande obra da carne é uma
soma dessa fonte de ilusionismos. Sua estrutura também revela distintos comportamentos
da linguagem poética: extensa suíte, atípico enredo teatral, biografia psicografada.
Como todos os meus livros, também este reflete minha natureza andarilha, o que inclui
as colagens e vinhetas que atrelo ao sumo dessa aventura criativa. Graças à cumplicidade
milenar descoberta com Zuca Sardan, eu tratei de lhe pedir que desenhasse retratos
dos cinco personagens que compõem o capítulo central, que empresta nome ao livro.
Perambularam comigo, em minha carroça de cigano, Nise da Silveira, Chico Anysio,
William Blake e os fantasmas de todos os criadores mencionados da primeira à última
página. Não há aventura mais íntima e intensa do que a criação. Quero aqui dedicar
a todos nós umas palavras de Federico Fellini, pelo tanto que se encaixam em minha
visão de mundo: Sinto a responsabilidade de não enganar, de não contentar-me,
de testemunhar, com uma rigorosa aplicação dos instrumentos expressivos de que disponho,
a loucura na qual de vez em quando me encontro. Não renunciar ao rigor: a cor, a
luz, a perspectiva justa no momento justo. Sem com isto esquecer que a expressão
artística tem também um aspecto lúdico: propondo uma visão das coisas, mostrando
aos outros um momento meu de bom ou mau humor, convido sempre ao jogo da fantasia.
Fellini é um de meus poetas preferidos. A grande obra da carne é um tríptico
repleto de truques alquímicos que sigo descobrindo, sempre alheio à intransigência
das classificações. Abraxas
Editora CINTRA / ARC Edições | São Paulo, 2017
Coleção "O Amor pelas Palavras" (Amazon)
Capa | Floriano Martins
Revisão & projeto gráfico © Floriano
Martins & Márcio Simões
R$ 24,99 (eBooks
Kindle)
As deliciosas peripécias descritas e desenhadas, no século XIX, pelo genial
Wilhelm Busch, o criador das histórias-em-quadrinhos, tem sua força justamente no
contraste da alegria da Fantasia face à carranca da Realidade. No fim, o Mito é
sempre posto em farelos pela realidade prática… Nesta múltipla aventura – do teatro
automático à narrativa patafísica –, realizada a quatro mãos pelos poetas brasileiros
Zuca Sardan e Floriano Martins, concluímos que quanto mais destroçado o Mito mais
força ele ganha e retorna para nos salvar de sermos, simplesmente, uns macacos lógicos
e eruditos. Farelos do Mytho é uma das mais requintadas proezas estéticas
de nosso tempo, reunindo teatro, narrativa, desenhos, fotografias, colagens em um
caldeirão delirante sob a pena satírica de dois poetas.
Editora CINTRA / ARC Edições | São Paulo, 2017
Coleção "O Amor pelas Palavras" (Amazon)
Capa | Floriano Martins
Revisão & projeto gráfico © Floriano
Martins & Márcio Simões
R$ 24,99 (eBooks
Kindle)
Zuca Sardan (1933) destaca-se como a máxima expressão do Collège de Pataphysique
no Brasil. Antiga sociedade fundada em Paris em meados do século XX, baseada na
ironia, na sátira e no humor negro, é uma corrente antiacadêmica a toda prova. Tendo
por mago regente o Doutor Faustroll, personagem criado por Alfred Jarry, o termo
surge da contração da frase “epí ta metá ta physiká”, que significa: o que está
ao redor do que está além da física. Com quase 30 livros publicados, Zuca Sardan,
para manter o espírito patafísico, semeou edições quase sempre de pequena tiragem
e por editoras fora de mercado. Este livro, Eccolequá, reúne textos dispersos,
perdidos, raros – teatro, poema, prosa, desenho –, em edição empenhada de trazer
novamente à luz um dos mais importantes nomes da tradição lírica brasileira.
● Na
compra de qualquer um desses livros, solicite seu brinde:
ZUCA SARDAN & FLORIANO MARTINS | Circo Cyclame (teatro automático)
ARC Edições | Fortaleza, 2016
Participação especial (posfácio-entrevista)
© Kazimir Pierre
Desenhos © Zuca Sardan
Capa, colagens, vinhetas &
projeto gráfico © Floriano Martins
CONTATO DIRETO COM OS AUTORES
Meus dois queridos gênios literários! Parabéns!Leila Ferraz.
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