terça-feira, 1 de janeiro de 2019

KATALOX KOLAX TRIO




[clique no link para acessar a edição especial]

BULA INTERPLANETÁRIA
HOMINUM LUDI
PARA A CONVOCAÇÃO
DE DADAÍSTAS E SURREALISTAS PÓS-MODERNOS E ALÉM
PARA UM ENCONTRO COM AS TRÊS PRIMEIRAS EDIÇÕES DO KATALOX KOLAX

Ad Urbi et Orbi et Cosmo

1. Os divinos profetas Marcel Duchamp e Giorgio De Chirico, assim como os renegados redentores Tristan Tzara e André Breton, em sonhos carregados de insônia, deram a seus seguidores – mas nem tanto, porque a anarquia era e é grande – o mandato – mas só se eles quisessem – de atacar decididamente todas as limitações do espírito e seus códigos sociais, estéticos e lógicos. Para sustento e garantia de sua missão, fez-lhes Breton a consoladora promessa: “Haverá um homem cortado em dois pela janela”.

2. Esta anárquica presença, sempre transmutante por ser viva, é sentida, sobretudo, nos períodos mais graves da humanidade. É então quando o desejo surge invencível, soltando o humor das coleiras postas pelos homens de bem, aos que morde ferozmente e, para a saúde da fantasia, “o espírito da desmoralização instala sua sede no castelo”.

3. Vivemos hoje um desses momentos e assistimos a um fenômeno desconcertante. A imaginação aparece escravizada, manipulada e pasteurizada por poderosas máquinas de imaginar-sempre-a-mesma-coisa e ilude-se o desejo com a compra de cacarecos. O vazio só aumenta.

4. Almas sem confiança veem apenas trevas tomando conta da face da terra. Nós, porém, vemos os sinais. O desejo morde a mordaça. O humor afia suas garras nas paredes das masmorras bem intencionadas e faz ouvir seus gritos. A fantasia, clandestinamente, remodela as máscaras de seu espírito. De um blefe só, o mundo se revira no fundo falso das ilusões.


5. Tudo isso nos renova e revigora. Diante do espetáculo terrível, contra-atacamos desavergonhadamente, confiando nos dizeres do redentor: “Me acusarão de impostura poética; todos se irão murmurando que eu moro na rua Fontaine e que não beberão dessa água. Caraca! Quem pode afirmar que esse castelo de que faço as honras é mera ilusão?”

6. Por todos estes motivos, julgamos estar maduro o tempo para oferecermos ao mundo o dom das três primeiras edições do Katalox Kolax, mantidas até hoje em segredo. A jubilosa repercussão que teve o anúncio do reaparecimento de Zuca Sardan, Pedro Kz e Dr. Flor, seguida da festa organizada por todos os suculentos cadáveres foram verdadeiramente encorajadoras, assim como o vivo interesse ou, pelo menos, a atenção respeitosa por parte até dos hiper-realistas. Isto último demonstrou, da maneira mais eloquente, como não escapou a ninguém a importância histórica do acontecimento.

7. E agora pedimos e recomendamos a todos vivamente ler e ver o Katalox, pois essas ações terão seu fruto. E porque, tendo-nos tornado um ponto de referência para nós mesmos, gostaríamos de sê-lo também para outros. A selva trama um espinhaço-urbis enquanto o pastoreio de átomos relê o tomo amarrotado de nosso continente perdido. Ave, molécula. O sonho será convulsivo ou não será.

Dada em Niterói, aos 31 de dezembro de 2018, único (dia) do nosso Pontificado.

Eu, ANITA BORGIA, Papisa


EDIÇÃO COMEMORATIVA | CENTENÁRIO DO SURREALISMO 1919-2019

QUARTETO KOLAX é uma carroça de atores percorrendo os escombros da arte contemporânea com seu teatro automático. Seus integrantes são Anita Borgia, Dr. Flor, Pedro Kz e Zuca Sardan. As imagens que acompanham a edição, reconhecidas ou não, por efeito cênico, são estrategicamente anônimas.


Agulha Revista de Cultura
20 ANOS O MUNDO CONOSCO
Número 125 | Janeiro de 2019
editor geral | FLORIANO MARTINS | floriano.agulha@gmail.com
editor assistente | MÁRCIO SIMÕES | mxsimoes@hotmail.com
logo & design | FLORIANO MARTINS
revisão de textos & difusão | FLORIANO MARTINS | MÁRCIO SIMÕES
ARC Edições © 2019





Nenhum comentário:

Postar um comentário