• CAMPOS VICEJANTES DO SURREALISMO, 2
A internacionalização do Surrealismo traçou uma diversidade estimulante de
leituras, não no sentido de sua desconstrução matricial, mas antes na ampliação
de perspectivas sugeridas por seus postulados. A sua singularidade cada vez mais
se define pela multiplicidade de contribuições que foi despertando em várias partes
do mundo.
Na Agulha Revista de Cultura # 129
coligimos a primeira de três partes dedicadas à atualidade e à memória do Surrealismo.
Tríptico que investiga e reflete sobre a presença do movimento em muitos países.
Na primeira parte visitamos os seguintes: Alemanha, Austrália, Estados Unidos, França,
País de Gales, Portugal, República Checa e Romênia. Na sequência, comentamos agora
aspectos pertinentes situados em outros lugares, a saber: Brasil, Canadá, Chile,
Colômbia, Egito, Grécia, Inglaterra, México e República Dominicana.
Este tríptico
– em junho publicaremos a parte conclusiva – integra uma pauta de 24 números
quinzenais planejados para 2019, como parte de nossas comemorações do centenário
do Surrealismo. Outras edições especiais foram preparadas para as revistas Blanco Móvil (México), Athena e TriploV (ambas em Portugal), ao mesmo tempo em que alguns livros estão em fase de edição pela coleção “O amor pelas palavras”, coedição Editora Cintra
e ARC Edições, de circulação pela Amazon.
Aos poucos estamos
registrando um verdadeiro atlas do Surrealismo, sem preocupações de efeito ortodoxo,
atentando para a condição abrangente e sempre renovada do movimento em todo o mundo.
Como trato de afirmar, na edição da mexicana Blanco Móvil – uma antologia com 55 poetas de distintas partes do mundo
–, que será lançada em junho deste ano, ainda estamos por conhecer as esferas encadeadas
do Surrealismo na poesia de incontáveis países, as janelas abertas dessa tempestade
que avança muito além dos conceitos de tempo e espaço. Um século se passou desde
as escrituras de Os campos magnéticos
e o palco de maravilhas que foi a revista Littérature.
Um século desde a compreensão dada pelas colagens de uma nova realidade. Um século
desde a aventura transcendente dos jogos coletivos, onde a verdadeira poesia se
faz no reconhecimento – jamais na submissão – do outro.
Como sempre fazemos,
há 20 anos, a presente edição conta com o artista convidado, e também na área plástica
apresentamos aos nossos leitores uma diversificada galeria de artistas de várias
localidades do planeta. Desta vez, contamos com a presença de um notável criador da República Checa, Jan Dočekal (1943), artista e historiador de arte, cuja obra plástica
é uma notável fusão de guaches e colagens. Em nossas conversas me disse certa vez:
Como cada fruto do espírito humano, o surrealismo é
a expressão do indivíduo. Uma impressão irrepetível do dom da criação. Não é absolutamente
necessário que cada obra de arte seja massivamente subestimada. Mesmo uma misteriosa
obra de arte, com um sentido oculto, pode atrair por causa de sua singularidade.
Nenhuma arte real é feita de acordo com manuais especializados. A própria identidade
do criador, derivada de seu dom e a alegria da livre realização de ideias, oferece
poéticas únicas. Sua apresentação não é mensurável por nenhum padrão técnico. É
o fruto do poder espontâneo, erupção da criatividade. Trabalho como resultado de
um projeto privado, pois uma representação perfeitamente concebida e racionalmente
feita pode ser surrealista de alguma forma, mas isso é um surrealismo verista. Nesse
caso, percebemos principalmente o efeito e astúcia. A construção espiritual proporcionando
liberdade tanto para o criador quanto para o crítico é o objetivo. A discussão aberta
deve ser permanente.
Sugestão a pesquisadores
– embora também atenda aos demais leitores –: imprimam e encadernem os 24 números
da Agulha Revista de Cultura de 2019,
pois assim estarão reunindo expressivo acervo crítico que certamente satisfarão
as mais intensas pesquisas. Por último, nunca é demais pedir: comentem e divulguem
a nossa revista.
Os Editores
• ÍNDICE
BEATRIZ HAUSNER | Surrealism North of the 49th Parallel
CLAUDIO WILLER
| Frida Kahlo e as mulheres surrealistas no México
CLAUDIO WILLER E FLORIANO MARTINS | Surrealismo
hoje
ENRIQUE DE SANTIAGO |
El Surrealismo y su manifestación en Chile
FLORIANO MARTINS | Surrealismo na República Dominicana
FRANCISCO
R. PASTORIZA | Arte en Egipto: surrealismo y vanguardia
MICHAEL RICHARDSON | Surrealist internationalism
today
https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2019/05/michael-richardson-surrealist.html
NIKOS STABAKIS | Surrealism in Greece
OMAR CASTILLO | 100 años de Surrealismo
ZUCA SARDAN & FLORIANO MARTINS | A calota
polar do Surrealismo
*****
EDIÇÃO COMEMORATIVA | CENTENÁRIO
DO SURREALISMO 1919-2019
Artista convidado: Jan Dočekal
(República Checa, 1943)
Agulha Revista de Cultura
20 ANOS O MUNDO CONOSCO
Número 134 | Maio de 2019
editor geral | FLORIANO MARTINS | floriano.agulha@gmail.com
editor assistente | MÁRCIO SIMÕES | mxsimoes@hotmail.com
logo & design | FLORIANO MARTINS
revisão de textos & difusão | FLORIANO
MARTINS | MÁRCIO SIMÕES
ARC Edições © 2019
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