quarta-feira, 10 de outubro de 2018

AGULHA REVISTA DE CULTURA # 120 | Outubro de 2018


THE BEATLES | UM LUGAR ONDE SEMPRE PODEMOS IR



Uma ou duas palavras sobre os Beatles soam acordes diminutos ante a grandeza de sua obra, que em muito se caracteriza pela vibrante e divertida ousadia na criação. Como digo em meu ensaio a bordo da presente edição, quando escutamos Beatles hoje não é ao passado que somos levados, mas sim a uma antevisão do futuro, considerando a intensidade precursora e a chama vibrante de vozes, composições, arranjos. Sobre eles, o leitor terá muito a desfrutar abrindo as páginas desta edição. Imperativo agora é anotar algumas informações acerca de dois artistas: Peter Blake e Bob Whitaker.
Philip Norman, ao referir a presença dos elementos constitutivos do mundo pop na iconografia da época do quarteto de Liverpool, nos deixou um dito: A arte pop, principalmente através do exótico e barbudo Peter Blake, espalhou a mania por fotografias em sépia, abajures orlados, divãs almofadados antigos e rótulos de Bovril, de limonada R. Whites e do Mazawattee Tea. Não à toa o compositor Graco Braz Peixoto intitula seu belo ensaio aqui presente de Penny Lane em camadas. O jogo evocativo da infância em camadas é o que caracteriza muitas das canções da dupla Lennon-McCartney, em especial no momento em que ambos se aproximam e trabalham juntos com Peter Blake. Em face disto é que nenhum outro artista poderia estar aqui presente, na condição de parceiro de montagem desta edição de nossa revista.
Peter Blake (Reino Unido, 1932) assinou a capa do Sgt. Pepper, que acabaria por se tornar um das peças mais icônicas das artes contemporâneas. O inusitado de uma simples colagem de ícones da cultura firmou-se como impactante imagem que renovaria toda a abrangente paleta da pop arte. E as histórias por trás da montagem da capa são parte de seu universo fascinante. Uma delas, contada por Philip Norman, ao lembrar que Blake – que havia escolhido praticamente todas as figuras da capa – descartou a escolha de Paul de Brigitte Bardot, a fantasia das masturbações de adolescência dele e de John, substituindo-a por uma estátua de cera de Diana Dors, a “loura gostosona” britânica. Blake, que se tornou um dos nomes mais expressivos do universo pop, além da fulgurância de seu panteão utilizado na capa de Sgt. Pepper, trabalhou com a representação pictórica de comerciais, os gibis, recortes de paisagem e a repetição divertida de determinadas figuras, em geral animais e objetos.
A seu lado, outro cúmplice valioso na trajetória revolucionária dos Beatles, o fotógrafo Bob Whitaker (Reino Unido, 1939-2011), considerado fotógrafo oficial do quarteto. Autor do fundamental, fascinante e divertido, Life with the Beatles, que reúne extenso e variado ensaio fotográfico realizado entre 1964 e 1966. Em trecho da nota editorial, lemos que o livro é composto por fotografias nunca vistas dos Beatles pelo fotógrafo oficial da banda, Whitaker, que capturou alguns dos melhores momentos da vida de John Lennon, George Harrison, Paul McCartney e Ringo Starr durante a Beatlemania. Whitaker não era australiano, embora tenha ali iniciado sua profissão. A editora Barbara Baker Burrows destaca que o período de Bob com os Beatles foi uma era bastante diferente de hoje, quando um fotógrafo tem sorte se conseguir alguns minutos com seu personagem.

Finalizo agradecendo os colaboradores na montagem desta edição. Graco Braz Peixoto e Mário Montaut, compositores, aceitaram minha sugestão de que escrevessem algo para esta ocasião. Gabriel Jiménez Emán, notável ensaísta venezuelano, cedeu capítulos de um livro seu que pretendemos editar no próximo ano. O depoimento-colagem de Paul McCartney é uma ousadia minha, recortada do livro Many years from now (1997), de Barry Miles. Os textos de Filipe Garcia e Roger Poirier completam o índice. Todos eles somados, como peças de uma suíte suculenta, nos levam ao pomar de maravilhas dos Beatles, sua arte fantástica e profundamente renovadora, criadora de um espaço mágico, de um lugar sagrado onde todos sempre podemos ir.

Os Editores


FILIPE GARCIA | The Beatles, o tempo da música mais colorida

FLORIANO MARTINS | Beatles e Surrealismo

GABRIEL JIMÉNEZ EMÁN | George Harrison: introspección y espiritualidad en la música pop

GABRIEL JIMÉNEZ EMÁN | John Lennon, entre el sueño y la utopía

GABRIEL JIMÉNEZ EMÁN | Los Beatles, esos muchachos

GABRIEL JIMÉNEZ EMÁN | Paul McCartney o la versatilidad creadora

GRACO BRAZ PEIXOTO | Penny Lane, em camadas

MÁRIO MONTAUT | Paul McCartney, in my ears and in my eyes (Sonhos sonhos são)

PAUL MCCARTNEY | Magical Mystery Tour, o filme, o disco

ROGER POIRIER  | Aprendiendo de Los Beatles (fragmento)

Peter Blake



Bob Whitaker


*****

Edição preparada por Floriano Martins. Agradecimentos a todos os colaboradores. Foto inicial dos Beatles assinada por Bob Whitaker (Reino Unido, 1939-2011). Página ilustrada com obras de Peter Blake (Reino Unido, 1932), artista convidado da presente edição.

*****

Agulha Revista de Cultura
Número 120 | Outubro de 2018
editor geral | FLORIANO MARTINS | floriano.agulha@gmail.com
editor assistente | MÁRCIO SIMÕES | mxsimoes@hotmail.com
logo & design | FLORIANO MARTINS
revisão de textos & difusão | FLORIANO MARTINS | MÁRCIO SIMÕES




Nenhum comentário:

Postar um comentário