quarta-feira, 21 de novembro de 2018

AGULHA REVISTA DE CULTURA # 123 | Novembro de 2018



● ENTREVISTAS DE HOMERO SENNA E SILVEIRA PEIXOTO

Esta edição enlaça três nomes de imensa importância em suas áreas. O primeiro deles, o jornalista Silveira Peixoto (São Paulo, 1909-2006), dedicou a fatia mais expressiva de sua vida à realização de um conjunto de entrevistas, que, embora primeiramente as publicando em jornais para os quais trabalhava então, logo tratou de reuni-las em três extensos volumes, a que intitulou Falam os escritores (São Paulo: Edições Cultura Brasileira, 1940). Além das cinco entrevistas que aqui recolhemos, inúmeras outras configuram revelador painel para o leitor interessado em assuntos literários de uma das épocas mais ricas da literatura no Brasil. Dentre os nomes, encontram-se Alcântara Machado, Menotti Del Picchia, Procópio Ferreira, Orígenes Lessa, Cassiano Ricardo, Érico Veríssimo, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Flávio de Carvalho e Di Cavalcanti. Graças à sensibilidade de um de seus filhos, Paulo Alexandre Silveira Peixoto, temos em planejamento a edição dos referidos três volumes para 2019.
O segundo nome de nossa tríade é outro brasileiro, Homero Senna (Rio de Janeiro, 1919-2004), cujo ideário de entrevistas que também realizou com diversos e destacados escritores brasileiros depura o tom jornalístico e envereda por um território mais aprofundado, indagando sobre ideias e planos estéticos. Dentre seus entrevistas, além dos cinco nomes aqui escolhidos, encontram-se Lúcia Miguel-Pereira, Carlos Drummond de Andrade, Prudente de Moraes Neto, Gastão Cruls… Originalmente publicadas na imprensa, logo essas entrevistas seriam recolhidas em livro, República das Letras (Rio de Janeiro: Editora Livraria São José, 1957).





Ao lado dos dois jornalistas brasileiros, encontramos o artista Paul Delvaux (Bélgica, 1897-1994), cuja obra, ligada ao surrealismo, abraça um aparente paradoxo de fundo e forma, considerando a técnica depurada e rigorosa e a temática afeita ao mistério e ao mundo dos sonhos. Também integram a singular alquimia de sua pintura aspectos como a transfiguração da mulher e da flora, alquimia destinada à criação de um ambiente acentuadamente erótico.
Agradecimentos a Betty Vidigal, Leontino Filho e Paulo Alexandre Silveira Peixoto.

Os Editores



*****
● ÍNDICE

HOMERO SENNA CONVERSA COM AGRIPINO GRIECO

SILVEIRA PEIXOTO CONVERSA COM CORNÉLIO PIRES

HOMERO SENNA CONVERSA COM GRACILIANO RAMOS

SILVEIRA PEIXOTO CONVERSA COM DINAH SILVEIRA DE QUEIROZ

HOMERO SENNA CONVERSA COM AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA

SILVEIRA PEIXOTO CONVERSA COM MALBA TAHAN

HOMERO SENNA CONVERSA COM MANUEL BANDEIRA

SILVEIRA PEIXOTO CONVERSA COM MONTEIRO LOBATO

HOMERO SENNA CONVERSA COM MURILO MENDES

SILVEIRA PEIXOTO CONVERSA COM SÉRGIO MILLIET







*****

Edição preparada por Floriano Martins. Página ilustrada com obras de Paul Delvaux (Bélgica, 1897-1994), artista convidado da presente edição.


*****

Agulha Revista de Cultura
Número 123 | Novembro de 2018
editor geral | FLORIANO MARTINS | floriano.agulha@gmail.com
editor assistente | MÁRCIO SIMÕES | mxsimoes@hotmail.com
logo & design | FLORIANO MARTINS
revisão de textos & difusão | FLORIANO MARTINS | MÁRCIO SIMÕES




Um comentário: