• THE BEATLES | UM LUGAR ONDE SEMPRE
PODEMOS IR
Uma ou duas palavras sobre os Beatles soam acordes diminutos ante a grandeza de sua obra, que em muito se caracteriza pela vibrante e divertida ousadia na criação. Como digo em meu ensaio a bordo da presente edição, quando escutamos Beatles hoje não é ao passado que somos levados, mas sim a uma antevisão do futuro, considerando a intensidade precursora e a chama vibrante de vozes, composições, arranjos. Sobre eles, o leitor terá muito a desfrutar abrindo as páginas desta edição. Imperativo agora é anotar algumas informações acerca de dois artistas: Peter Blake e Bob Whitaker.
Philip Norman, ao referir a presença dos
elementos constitutivos do mundo pop na iconografia da época do quarteto de
Liverpool, nos deixou um dito: A arte
pop, principalmente através do exótico e barbudo Peter Blake, espalhou a mania
por fotografias em sépia, abajures orlados, divãs almofadados antigos e rótulos
de Bovril, de limonada R. Whites e do Mazawattee Tea. Não à toa o
compositor Graco Braz Peixoto intitula seu belo ensaio aqui presente de Penny Lane em camadas. O jogo evocativo
da infância em camadas é o que caracteriza muitas das canções da dupla
Lennon-McCartney, em especial no momento em que ambos se aproximam e trabalham
juntos com Peter Blake. Em face disto é que nenhum outro artista poderia estar
aqui presente, na condição de parceiro de montagem desta edição de nossa
revista.
Peter Blake
(Reino Unido, 1932) assinou a capa do Sgt.
Pepper, que acabaria por se tornar um das peças mais icônicas das artes
contemporâneas. O inusitado de uma simples colagem de ícones da cultura
firmou-se como impactante imagem que renovaria toda a abrangente paleta da pop
arte. E as histórias por trás da montagem da capa são parte de seu universo
fascinante. Uma delas, contada por Philip Norman, ao lembrar que Blake – que
havia escolhido praticamente todas as figuras da capa – descartou a escolha de Paul de Brigitte Bardot, a fantasia das
masturbações de adolescência dele e de John, substituindo-a por uma estátua de
cera de Diana Dors, a “loura gostosona” britânica. Blake, que se tornou um
dos nomes mais expressivos do universo pop, além da fulgurância de seu panteão
utilizado na capa de Sgt. Pepper, trabalhou com a representação pictórica de
comerciais, os gibis, recortes de paisagem e a repetição divertida de
determinadas figuras, em geral animais e objetos.
A seu lado,
outro cúmplice valioso na trajetória revolucionária dos Beatles, o fotógrafo
Bob Whitaker (Reino Unido, 1939-2011), considerado fotógrafo oficial do quarteto.
Autor do fundamental, fascinante e divertido, Life with the Beatles, que reúne extenso e variado ensaio
fotográfico realizado entre 1964 e 1966. Em trecho da nota editorial, lemos que o livro é composto por fotografias nunca vistas dos Beatles
pelo fotógrafo oficial da banda, Whitaker, que capturou alguns dos melhores
momentos da vida de John Lennon, George Harrison, Paul McCartney e Ringo Starr
durante a Beatlemania. Whitaker não era australiano, embora
tenha ali iniciado sua profissão. A editora Barbara Baker Burrows destaca que o
período de Bob com os Beatles foi uma era bastante diferente de hoje, quando um
fotógrafo tem sorte se conseguir alguns minutos com seu personagem.
Finalizo agradecendo os colaboradores na montagem desta edição. Graco
Braz Peixoto e Mário Montaut, compositores, aceitaram minha sugestão de que
escrevessem algo para esta ocasião. Gabriel Jiménez Emán, notável ensaísta
venezuelano, cedeu capítulos de um livro seu que pretendemos editar no próximo
ano. O depoimento-colagem de Paul McCartney é uma ousadia minha, recortada do
livro Many years from now (1997), de Barry Miles. Os textos de Filipe
Garcia e Roger Poirier completam o índice. Todos eles somados, como peças de
uma suíte suculenta, nos levam ao pomar de maravilhas dos Beatles, sua arte
fantástica e profundamente renovadora, criadora de um espaço mágico, de um
lugar sagrado onde todos sempre podemos ir.
• Os Editores
FILIPE GARCIA | The Beatles, o tempo da música mais colorida
FLORIANO MARTINS | Beatles e Surrealismo
GABRIEL JIMÉNEZ EMÁN | George Harrison: introspección y
espiritualidad en la música pop
GABRIEL JIMÉNEZ EMÁN | John
Lennon, entre el sueño y la utopía
GABRIEL JIMÉNEZ EMÁN | Los Beatles, esos muchachos
GABRIEL JIMÉNEZ EMÁN | Paul McCartney o la versatilidad
creadora
GRACO BRAZ PEIXOTO | Penny Lane, em
camadas
MÁRIO MONTAUT |
Paul McCartney, in my ears and in my eyes (Sonhos sonhos são)
PAUL MCCARTNEY | Magical Mystery Tour, o filme, o disco
ROGER POIRIER | Aprendiendo de Los Beatles (fragmento)
*****
Edição
preparada por Floriano Martins. Agradecimentos a todos os colaboradores. Foto inicial dos Beatles assinada por Bob Whitaker
(Reino Unido, 1939-2011). Página ilustrada com obras de Peter Blake (Reino
Unido, 1932), artista convidado da presente edição.
*****
Agulha Revista de Cultura
Número 120 | Outubro de 2018
editor geral | FLORIANO MARTINS | floriano.agulha@gmail.com
editor assistente | MÁRCIO SIMÕES | mxsimoes@hotmail.com
logo & design | FLORIANO MARTINS
revisão de textos & difusão |
FLORIANO MARTINS | MÁRCIO SIMÕES
Nenhum comentário:
Postar um comentário