quinta-feira, 15 de outubro de 2020

AGULHA REVISTA DE CULTURA # 159 – outubro de 2020

   

• EDITORIAL – UM MOVIMENTO QUE NÃO CESSA

 


D
urante praticamente todo este ano de 2020 a Agulha Revista de Cultura tem publicado edições monotemáticas, dedicadas a aspectos variados das artes e da cultura em nossa época. Esta é a quarta oportunidade em que retomamos um modelo antigo de matérias variadas, justamente para atender ao envio de ensaios avulsos da parte de nossos valiosos colaboradores, como sempre, autores que dão à nossa revista um valor inestimável: Alfonso Peña, Berta Lucía Estrada, Carlos M. Luis, Fernando Arrabal, Flavia Falquez, Gabriel Jiménez Emán, Joana Ruas, Lilian Pestre de Almeida, Luiza Nilo Nunes e Mía Gallegos.

A Agulha Revista de Cultura também vem colaborando em outras instâncias, como é o caso da parceria com a Editora Cintra, na criação da coleção “O amor pelas palavras”, de livros (impressos e virtuais) de circulação exclusiva pela Amazon, cujo catálogo recentemente alcançou a marca de 85 títulos publicados, de uma gama de autores que inclui as mais altas expressões literárias contemporâneas, de que são exemplo Agathi Dimitrouka, Armando Romero, César Moro, Claudio Willer, Fernando Arrabal, John Welson, Juan Calzadilla, Maria Estela Guedes, Omar Castillo e Renée Ferrer, para ficar apenas nos mais recentes.

Dentro deste referido catálogo situa-se mais um de nossos empenhos em ampliar cada vez mais o acesso do leitor interessado a todo o material que seguimos publicando. Trata-se da edição de uma série de volumes com o conteúdo seletivo da Agulha Revista de Cultura em formato livro, cujo primeiro volume contém boa parte das matérias publicadas nos 24 números da revista publicados em 2019, por ocasião do centenário do Surrealismo.

Outro caso, já em face de elaboração e com lançamento previsto para novembro, é a criação de um Atlas Lírico da América Hispânica, ousado projeto em colaboração com a revista Acrobata, que será a responsável por sua veiculação. Cabe ainda mencionar a sequência de entrevistas realizadas por Floriano Martins a poetas hispano-americanos que vem sendo publicadas na revista Altazor, da Fundação Vicente Huidobro.

Como artista convidada da presente edição, Mariana Palova (México, 1990), também ela prestigiosa romancista, cuja obra vincula-se a uma tradução oculta. A obra, que nos foi enviada pela própria artista, veio acompanhada de um depoimento seu, aqui reproduzido na íntegra:

Meu trabalho artístico é concebido principalmente como uma forma de autodescoberta na tentativa de compreender a conexão entre os fatores externos que me fascinam (mitologia, diferentes sistemas de magia oculta e diversidade cultural) com aqueles que estão dentro de mim em uma forma primitiva (a conexão com a natureza e a interpretação do espírito).

Embora determinar minha identidade por meio dessa exploração tenha se tornado a raiz de meu trabalho em seus estágios iniciais, hoje, a criação de seres fantásticos com sua própria forma de ocultismo é meu interesse atual, o que torna meu trabalho uma narrativa macrocósmica de histórias oníricas que mantêm uma intimidade relação com a realidade.


Principalmente, o material principal da minha técnica é o uso do meu próprio corpo, que eu capturo pela câmera e transmuto em uma mistura de fotografia, pintura tradicional e pintura digital. A utilização deste recurso, que não é um autorretrato, mas sim um empréstimo de carne para a criação de novos seres, serve também para manter uma ligação inquebrável e quase maternal entre mim e o meu trabalho. Transfigurar meu corpo e rosto, a ponto de ficar irreconhecível, também ajuda o espectador a perceber a criatura na obra de arte como uma entidade diferente da mulher que conta a história, mantendo um sentimento de familiaridade indecifrável.

Na reflexão metafórica, corpos celestes e iconologia oculta (especialmente alquímica) encontro uma forma estimulante de capturar meus conceitos artísticos. E sendo mexicana, nascida em uma cultura imersa em cores vastas e estimulantes, acho vital colocar uma gama expressiva de tons que vibram até no menor espaço de cada obra.

 

Os Editores

***** 


• ÍNDICE

 

ALFONSO PEÑA CONVERSA CON FABIO HERRERA | Tras las huellas de los imagineros…

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2020/10/alfonso-pena-conversa-con-fabio-herrera.html

BERTA LUCÍA ESTRADA | La mujer en los salones literarios

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2020/10/berta-lucia-estrada-la-mujer-en-los_44.html

CARLOS M. LUIS | Kitasono Katue y el surrealismo

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2020/10/carlos-m-luis-kitasono-katue-y-el.html

FERNANDO ARRABAL | Patricia Highsmith et moi 

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2020/10/fernando-arrabal-patricia-highsmith-et.html


FLAVIA FALQUEZ | Los símbolos en la obra de Federico García Lorca

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2020/10/flavia-falquez-los-simbolos-en-la-obra.html

GABRIEL JIMÉNEZ EMÁN | Literatura y cine: las relaciones peligrosas

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2020/10/gabriel-jimenez-eman-literatura-y-cine.html

JOANA RUAS | O destacamento de ligação nacional: um episódio

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2020/10/joana-ruas-o-destacamento-de-ligacao.html

LILIAN PESTRE DE ALMEIDA | Apresentando o último ensaio de Édouard Glissant, La Cohée du Lamentin

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2020/10/lilian-pestre-de-almeida-apresentando-o.html

LUIZA NILO NUNES | Uma rosa edificada: sobre erotismo e espiritualidade em Eunice Odio

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2020/10/luiza-nilo-nunes-uma-rosa-edificada.html

MÍA GALLEGOS | La presencia de lo sagrado en El tránsito de fuego, de Eunice Odio

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2020/10/mia-gallegos-la-presencia-de-lo-sagrado.html

  

 

Mariana Palova



 

*****


 

Agulha Revista de Cultura

UMA AGULHA NO MUNDO INTEIRO

Número 159 | outubro de 2020

Artista convidada: Mariana Palova (México, 1990)

editor geral | FLORIANO MARTINS | floriano.agulha@gmail.com

editor assistente | MÁRCIO SIMÕES | mxsimoes@hotmail.com

logo & design | FLORIANO MARTINS

revisão de textos & difusão | FLORIANO MARTINS | MÁRCIO SIMÕES

ARC Edições © 2020

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário