sábado, 30 de novembro de 2019

Agulha Revista de Cultura # 147 | Dezembro de 2019


20 ANOS O MUNDO CONOSCO

Nosso editorial desta vez é um imenso salão de festas, em que reunimos todos os amigos nesses 20 anos em que regularmente produzimos a Agulha Revista de Cultura e suas atividades paralelas, destacadamente os catálogos do selo ARC Edições, da Sol Negro Edições e da coleção “O amor pelas palavras” (ARC Edições/Editora Cintra). Também mantemos acesas as nossas mais profundas relações com as revistas Blanco Móvil (México), Matérika (Costa Rica) e o TriploV (Portugual). Recordamos o apoio fundamental que nos deu na primeira década o Jornal de Poesia, através de seu criador, Soares Feitosa, assim como a cumplicidade editorial, neste mesmo período, com o poeta Claudio Willer. Motivo de júbilo indisfarçável a premiação, em 2007, da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte). As cumplicidades mais recentes com três outras destacadas revistas, Athena (Portugal), Diversos Afins e Acrobata (ambas no Brasil). Além da sempre boa acolhida da parte de publicações espalhadas pelo mundo que dão notícias de nosso trabalho.
Impossível referir o nome de tantos colaboradores ao longo de duas décadas, mas estão presentes em nossa memória e aqui os lembramos em nome daqueles que estão conosco na presente edição. Ao mesmo tempo complexo e prazeroso o trabalho editorial que realizamos em Agulha Revista de Cultura. Eventuais empecilhos sempre foram previsíveis, de modo que jamais nos consumiram a alma. Nos 147 números publicados até aqui montamos uma galeria com este exato número de artistas plásticos, o que por si só é um feito extraordinário. Criamos palco de reflexão sobre arte e cultura em inúmeros países do mundo, em especial aqueles que integram a América Latina.
Há 10 anos teimamos, Márcio Simões e eu, nesta segunda fase da revista, contra um cenário violentamente desestimulante, tema em que nos acompanham muito bem demais editores de revistas resistentes. Se seremos recordados ou não é preocupação que não nos cabe. Somente neste último ano, foram 240 matérias publicadas (ensaios, entrevistas, artigos), o que confirma a natureza incansável de nossa teimosia. Tampouco nos queixamos de reconhecimento internacional, sempre referida que é a revista em diversos países. Enfim, como frisamos, são 20 anos o mundo conosco.
Seguimos. Em duas semanas concluímos a pauta de 2019, quando então teremos um período de trabalho interno, organização de um índice geral que facilite a pesquisadores encontrar os assuntos de seu interesse. Também serão criados quatro volumes para inclusão na coleção “O amor pelas palavras”, de circulação pela Amazon. Com isto ampliaremos ainda mais o horizonte de nossos leitores. ARC Edições/Editora Cintra e Sol Negro Edições continuarão ampliando seus respectivos catálogos, e logo retornará a revista com periodicidade desta vez trimestral, por todo 2020.
Ao contrário da habitual presença de um artista convidado para cada edição, neste número de comemoração de nossos 20 anos estão conosco 10 artistas, ao lado de 18 depoimentos que dão conta da relevância de nosso trabalho. Um agradecimento especial à artista Amirah Gazel, por ter nos presenteado com o cartaz dos 20 anos. Bons vinhos, boa música, o coração em festa. Até aqui chegamos. Não há mais como parar. Abraxas

Os Editores


*****

• ÍNDICE

Parte 1 | MARIA ESTELA GUEDES, ZUCA SARDAN, VIVIANE DE SANTANA PAULO

Parte 2 | CARLOS BARBARITO, EDUARDO MOSCHES, NELSON DE PAULA

Parte 3 | OMAR CASTILLO

Parte 4 | ALFONSO PEÑA & AMIRAH GAZEL

Parte 5 | R. LEONTINO FILHO, JAN DOČEKAL, JOHN WELSON

Parte 6 | ANNA APOLINÁRIO, LEDA RITA CINTRA

Parte 7 | CLAUDIO WILLER, FLORIANO MARTINS

Parte 8 | FABRÍCIO BRANDÃO, JOSÉ ÁNGEL LEYVA

Parte 9 | FLORIANO MARTINS, MARIA ESTELA GUEDES

Parte 10 | FLORIANO MARTINS, MIGUEL ANTONIO GUEVARA



*****

Floriano Martins

Márcio Simões

*****

EDIÇÃO COMEMORATIVA | CENTENÁRIO DO SURREALISMO 1919-2019
Artistas convidados: Cruzeiro Seixas (Portugal, 1920), Enrique de Santiago (Chile, 1961), Fernando Casás (Galiza, 1946), Glaucia Maria Olinger (Brasil, 1944), Hélio Rola (Brasil, 1936), Jair Glass (Brasil, 1948), Juliana Hoffmann (Brasil, 1965), Leila Ferraz (Brasil, 1944), Susana Wald (Hungria, 1937) e Valdir Rocha (Brasil, 1951)


Agulha Revista de Cultura
20 ANOS O MUNDO CONOSCO
Número 147 | Dezembro de 2019
editor geral | FLORIANO MARTINS | floriano.agulha@gmail.com
editor assistente | MÁRCIO SIMÕES | mxsimoes@hotmail.com
logo & design | FLORIANO MARTINS
revisão de textos & difusão | FLORIANO MARTINS | MÁRCIO SIMÕES
ARC Edições © 2019


8 comentários:

  1. Doc Floyd, Bravoooooo !!!
    N°147 da Agulha wunderbar
    Bom relembrar o magnífico trabalho e sucesso ao longo de 20 anos !...
    Parabens; Floyd !!!!!...
    Zuca muito honrado e Feliz
    com sua participazzâo neste
    N° histórico !...
    Avanti Avanti !!!
    Abbrazzzzzzzzi
    [Zuca Sardan]

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Floriano,
    Muito obrigado pela apresentação que você acabou de fazer e enviar ao mundo. É um ótimo ato para mim. Entrei para uma equipe de pessoas criativas com você, onde me sinto muito bem. Em nosso país, diz-se que ninguém é profeta em casa. Novamente, existe essa verdade. Pela sua amizade, pela sua atenção, pelo seu favor, estou muito além do mar, um autor mais conhecido do que em casa. Muito obrigado novamente. Eu permaneço em uma amizade firme. Pressiono minha mão em relação ao seu povo criativo, você, FLORIANO.
    [Jan Docekal]

    ResponderExcluir
  3. Cher Floriano Martins,
    j’ai le plaisir de vous informer de la parution de mon nouveau livre, L’Homme sans horizon. Matériaux sur l’utopie aux Editions Libertalia : http://www.editionslibertalia.com/catalogue/hors-collection/joel-gayraud-l-homme-sans-horizon.
    Amitiés surréalistes,
    Joël Gayraud
    P.S. Article sur le livre :
    https://blogs.mediapart.fr/jean-claude-leroy/blog/261119/joel-gayraud-de-l-utopie-l-imagination-creatrice-redessine-un-horizon

    ResponderExcluir
  4. Medellín, 1 de diciembre de 2019.
    Querido Floriano,
    magnífica celebración para estos 20 años de Agulha. Que gusto hacer parte de esta fiesta creativa.
    Un abrazo y mis mejores deseos,
    Omar Castillo.

    ResponderExcluir
  5. My Dearest Friend
    This is a record of vitality, energy and imagination, reflection of the hard work and vision that you have shown and captured this year, it has been an amazing adventure and an adventure that you have so wonderfully brought together as something very important. Thank you for inviting me to be a part of, it has been a pleasure and a privilege.
    [john welson]
    In dearest and warmest friendship I send you a hug.

    ResponderExcluir
  6. Flo querido, é magnífico fazer 20 anos com tamanha qualidade e bom gosto! Sua revista(e você) são imprescindíveis alimentos raros neste mundo alijado de sensibilidade e critérios. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, querida. Estamos preparando muitas surpresas para 2020. Abraxas

      Excluir