• EDITORIAL – O MERCADO MODELO DE NOSSAS VIDAS
Esta penúltima edição do ano da Agulha Revista de Cultura recorda a presença inquietante na terra
de uma artista fenomenal, a belga Evelyne Axell (1935-1972). Seu hedonismo psicodélico florescia na forma de
impulsos que nos punha a levitar. Uma grande mulher, uma imensa artista. O
texto do crítico Pierre Restany (1930-2003) que aqui reproduzimos se encontra
na página web da artista. Sua permanente orgia de relevos e transparências
provoca uma comoção em nosso ser que vai além do tablado habitual da arte pop.
Não é a técnica, não é a inscrição revolucionária, mas antes de tudo a chave da
sexualidade que ela punha à prova na medida em que todas as portas passavam à
sua frente.
Os Editores
PIERRE RESTANY | Evelyne Axell e os
anos sessenta
Evelyne Axell foi brutalmente arrancada da vida no dia 10 de
setembro de 1972. Seu período criativo coincidiu com os anos 60, um período
agora considerado um dos mais inovadores da segunda metade do século XX.
A obra de Axell, embora altamente
singular, traz a forte marca desse período e sua liberação de estilos de vida,
corpos, mentalidades e tabus de todos os tipos.
As obras estritamente pictóricas
de Axell foram produzidas ao longo dos sete anos de 1965 a 1972. Os sete anos
anteriores, de 1955 a 1962, foram dedicados à sua carreira como atriz. Houve,
portanto, dois anos de transição entre as duas fases simetricamente sucessivas
de sua vocação. Foram também anos de iniciação: o cineasta Jean Antoine, que
fez um filme com ela, apresentou-a a Magritte. A primeira tornou-se seu marido
e a segunda, seu mentor pictórico. De Jean Antoine, teve um filho, Philippe, de
Magritte, teve uma iniciação que a levou a se tornar uma das principais
protagonistas do cenário artístico europeu dos anos 1960.
Quando Axell começou a afirmar
seu talento para a pintura, jovens de todo o mundo viviam em um mundo pop. Seus
sete anos de pintura transcorreram no contexto do grande período de globalização
cultural dos anos 60 e seus eventos culminantes. O estilo de vida metropolitano
urbano de um distrito de Nova York havia se tornado um modelo existencial
planetário: a Pop Art estava no centro de uma constelação sociocultural ao lado
de canções pop, música pop, hambúrgueres, jeans e pipoca. Os líderes do novo
realismo europeu consolidavam a segunda onda de sua afirmação. Niki de
Saint-Phalle estava celebrando o feminismo triunfante com suas mulheres
generosamente curvas, César estava mudando de compressões de carros para
expansões de poliuretano. Warhol estava fazendo infinitas reproduções de
retratos de estrelas impressos em tela.
Desde o início, Axell pintou em
tom uniforme e recortou formas estilizadas no tecido, que então sobrepôs em
fundos refletindo a influência da Op Art. Como numa premonição do futuro, o
carro é um tema recorrente.
E então a efervescência da
segunda metade dos anos 60 proclama o renascimento da alteridade e o direito de
ser diferente: os outros em termos de todas as suas minorias protestantes. Maio
de 68 foi um sintoma que apontava o caminho a seguir para uma mudança na
sociedade, para a transição do mundo industrial para o mundo pós-industrial.
É neste turbilhão dinâmico que o
trabalho de Axell se desenvolveu, e sua força expansiva nunca foi relaxada por
um momento.
Como se refletisse sua adesão
sincera ao movimento dinâmico de seu tempo, ela abandonou naturalmente a
pintura a óleo para explorar a gama de resinas plásticas, e particularmente
Clartex - um material produzido pelo espaço de apenas um ano - e que ela usou
para obras incluindo “La grande sortie dans l'espace”, Plexiglass e
polimetacrilato de metila, que ela utilizou prontamente em sua forma de cor
opalina. Todos esses plásticos sintéticos estavam sendo experimentalmente
desenvolvidos ou aprimorados durante esse período; em várias ocasiões, ela teve
que parar de usar um material por ter sido descontinuado.
Foi através do corpo da mulher, e
principalmente do seu, que Axell nos transmitiu o fôlego de vida que animou
toda a sua carreira pictórica. Já em 1966, a originalidade de seu estilo foi
claramente afirmada. Sem hesitações ou arrependimentos, a artista impõe sua
definição da imagem desde o início, em meio à fase expansiva da sociedade de
consumo. Ela está determinada a nos mostrar que o corpo de uma mulher não é um
bem de consumo.
Sua postura determinada de
extroversão erótica é afirmada ao longo de sua obra. Seja ela uma odalisco, uma
persa, uma tcheca ou uma pequena felina rosa, a mulher de Axell afirma – na imanência
sutil de sua presença – seu direito de testemunhar a perenidade orgânica do
desejo. A mulher Axell, linda e sensual, se lança em uma dança de roda
matissiana.
Sensível aos acontecimentos de
1968, Axell fez um tríptico retratando um grupo de jovens nus, dominado ao
fundo pela silhueta de uma jovem brandindo a bandeira vermelha. Duas outras
expressões importantes de seu compromisso ideológico datam de 1970: “L’Assemblée
libre”, em que seu velho amigo Dypréau é mostrado no centro, e “La
Participation”. A mesma mutação política do desejo de massa pode ser
encontrada: o erotismo puro libera energia para desafiar a ordem existente e se
torna a força motriz da comunicação com outras pessoas.
E então ela seria a pintora da
mulher idílica, florescendo em meio à natureza exuberante e um tanto exótica –
ela amava tanto o México quanto a Guatemala – esperando o Tarzan que a levaria
ao sétimo céu, uma espécie de oásis ou terrestre paraíso. Os animais lá são
coloridos – azul para o elefante – laranja para o macaco, multicolor para as
aves do paraíso.
Em sete anos de pintura, Axell experimentou a modernidade global de seu período com intensidade excepcional e entrou em um vínculo carnal com sua dinâmica de mudança. Evelyne Axell viveu sua arte como um destino, violentamente dramático, exigente, absoluto. Por meio dela, ela nos deixou o fôlego da vida, uma vida que cavalgou sem sela como uma amazona.
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• ÍNDICE
ADRIANO CORRALES ARIAS | Devenir de la poesía
costarricense con tres reconocidos representantes
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ANDERSON COSTA, ELYS REGINA ZILS | De Itararé a
uma deambulação contínua – Conversa com Floriano Martins sobre o surrealismo no
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CARLOS PAPEL | MPB
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FIDELIA
CABALLERO CERVANTES | Conversación con José Ángel Leyva
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LUIS
EDUARDO CORTÉS RIERA | Luchino Visconti y medio siglo del film La Muerte en Venecia
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LUIS EDUARDO CORTÉS RIERA | Mozart, el triunfo de Amadeus
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MARIA ESTHER ZARACHO R. | Giselle
Caputo y la poesía como intuición del cotidiano https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/2021/12/maria-esther-zaracho-r-giselle-caputo-y.html
ROGERIO LUZ | Franz Kafka e Samuel Beckett:
a voz sem dono
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ROSA SAMPAIO TORRES | As origens do trovadorismo e do “stilnuovo” (sec.
XI-XIII)
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Agulha Revista de Cultura
UMA AGULHA NA MESA O MUNDO NO PRATO
Número 198 | dezembro de 2021
Artista convidada: Evelyne Axell (Bélgica, 1935-1972)
editor geral | FLORIANO MARTINS | floriano.agulha@gmail.com
editor assistente | MÁRCIO SIMÕES | mxsimoes@hotmail.com
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revisão de textos & difusão | FLORIANO MARTINS | MÁRCIO SIMÕES
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