CIRCO CYCLAME é uma peça de teatro escrita a quatro mãos, em 2016, por Floriano Martins e Zuca Sardan. Além do texto, cada um dos autores preparou uma série plástica. Esta aqui é a série criada por Floriano Martins, que também resultou no seguinte vídeo: Circo Cyclame.
KAZIMIR PIERRE | As artes visuais parecem precisar de recorrer à literatura para obter um mínimo de status intelectual, prestígio social e legitimação cultural. A literatura, por outro lado, parece precisar da arte (da mesma forma como este pracisa da música!) como modelo de capacidade de produzir impressões fortes e imediatas, fonte de assombro e deleite. Como escritores e criadores de imagens, de que maneira vocês reagiriam a esses condicionantes (se é que existem de fato) no processo individual de criação?
FLORIANO MARTINS | Sempre achei esta uma daquelas famosas falsas questões. Como as páginas finais de A grande arte de enganar que, por seram branquinhas, embora hoje amarelecidas, há quem jure que em tinta invisível ali foram grafados os segredos da transmigração das almas. A segmentação, na criação artística, é fruto de uma estratégia de marketing. O mercado precisa diversificar suas prateleiras de oferta, e a academia adora catalogar insetos raros. A Igreja também sempre foi do ramo, e nem só da venda de santinhos o Vaticano tornou-se a potência que é. Por mais cabotina que possa parecer a frase, a verdade é que criar não tem fronteiras. Acho que somente os maus artistas se sentem intimidados por outras linguagens. A música, o teatro, a plástica, sempre fizeram parte de minha vida, portanto de minha criação poética. Aqui mesmo, no Circo Cyclame, Zuca e eu somos roteiristas, cenógrafos, compositores, maquiadores, trapezistas e ilusionistas. Creio que o fato de um pintor ocasionalmente não compor música vem simplesmente dele haver escolhido a pintura para manifestar seu espírito. Isto não o afasta da música. É infinita a lista de dublês de literatura e plástica - de Georges Sand a Boris Vian, de Lamartine a Ionesco, de Henry Michaux e Lucebert. Há pouco falei de Fellini que desenhava cenários e personagens de seus filmes. Chaplin era cineasta e compositor. Muitos compositores de ópera, cantata, oratório, escreveram seus próprios libretos. O guitarrista Ron Wood é um notável pintor, e a cantora Janis Joplin nos deixou belos desenhos. A Renascença foi um celeiro infindável de criadores que desconheciam os condicionantes mencionados por ti. Fez parte de minha formação desconsiderar essas limitações. Sempre tive Da Vinci, por exemplo, como uma referência maior. Agora, o cenário que pintas é uma gigantralha de mercado. Todos os criadores dignos do nome sabem que em suas partituras, telas, libretos, se encontram todas as possibilidades mágicas da arte. E nenhuma delas supera as demais.
[Fragmento final do diálogo entre Kazimir Pierre, Floriano Martins e Zuca Sardan, epílogo do livro Circo Cyclame (Fortaleza: ARC Edições, 2016).]
PROPRIEDADE IMAGINÁRIA
Galeria Virtual | FLORIANO MARTINS
SALAS DE VISITA
1990-2012 A IMAGEM E A SEMELHANÇA Entrevista com Floriano Martins
1998-2023 TRAJETÓRIA DE UM CAPISTA (seleção)
2010-2014 SÁTIRA DE ESPELHOS
2011 NA MÃO DE ADÃO CABEM TODOS OS SONHOS Texto de Jacob Klintowitz
2012 PERMANÊNCIA DA REALIDADE
2013 SOMBRAS RAPTADAS Texto de Berta Lucía Estrada
2014 BRONZE NO FUNDO DO RIO Texto de Mía Gallegos
2014 CINEMA IMAGINÁRIO Texto de Floriano Martins
2014 MÁSCARA IMAGINÁRIA Texto de Floriano Martins
2014 MÚSICA IMAGINÁRIA Texto de Floriano Martins
2015 A MOBÍLIA VIOLENTA DO FOGO Texto de Leila Ferraz
2015 A EXPRESSÃO DO LAMENTO
2016 CIRCO CYCLAME
2016 LÁBIOS PINTADOS DE AZUL Texto de Aglae Margalli
2017 OSSOS DO ESPÍRITO
2018 SELVA DE PELES Texto de Elys Regina Zils
2023 O CEGO IDEALISTA Texto de Wasily Kaplowitz
2023 A ÚLTIMA LINHA CAPAZ DE DEVOÇÃO Texto de Maria Lúcia Dal Farra
Agulha Revista de Cultura
Criada por Floriano Martins
Dirigida por Elys Regina Zils
https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/
1999-2023
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