sábado, 1 de abril de 2023

FLORIANO MARTINS | Permanência da realidade

 



2012 A minha fragilidade dentro de ti


2012 As virtudes não se reconhecem


2012 De uma lâmpada a outra do abismo


2012 Música arranhando a pele


2012 Não dormimos bem a última noite


2012 Noite decorada pelo extravio


2012 O abuso por trás da cortina


2012 O improviso enfeitiçado


2012 O olhar mal suspeita de si


2012 O reflexo rindo de tudo


2012 O ruído ilegítimo da esperança


2012 Quanto custa sonhar contigo



O trabalho de edição pode ser tão saboroso quanto a própria criação em si. Em 2019 conversamos, Andréia Carvalho Gavita e eu, sobre a possibilidade de um livro seu sair pela ARC Edições. Lembro que eu lhe sugeri uma antologia de sua prosa poética, que é uma instância de destaque em sua poética. Ela cuidou de tudo e me surpreendeu a unidade de um livro que parecia ele próprio haver nascido daquele ritual de seleção de textos. O que ela buscou por trás dos espelhos de sua obra foi uma espécie rara de simbiose de maravilhas. Ela mesma observa essa singularidade em uma passagem das orelhas: A reunião dos textos, com outra disposição, alcança uma voltagem reveladora que pressupõe uma alquimia de forma e conteúdo, a paleta entranhável de minhas observações da vida que pulsa dentro e fora do meu senso de humanismo. Seu pedido para que eu cuidasse da capa e da plástica interna do livro soou como um desafio, considerando a densidade daqueles manuscritos, sugestivamente batizados de Neônia. A grandeza feminina evocada pela palavra-título, chave instigante que me levou a refazer uma série fotográfica que lhe acompanhasse enquanto texto e imagem cantarolassem uma música sobre o abismo. O livro muito me encanta, sem o menor pudor o considero um objeto de arte. A edição impressa foi publicada no mesmo ano, um mágico 2019.







PROPRIEDADE IMAGINÁRIA

Galeria Virtual | FLORIANO MARTINS

SALAS DE VISITA

 

1990-2012 A IMAGEM E A SEMELHANÇA Entrevista com Floriano Martins

1998-2023 TRAJETÓRIA DE UM CAPISTA (seleção)

2010-2014 SÁTIRA DE ESPELHOS 

2011 NA MÃO DE ADÃO CABEM TODOS OS SONHOS Texto de Jacob Klintowitz

2012 PERMANÊNCIA DA REALIDADE

2013 SOMBRAS RAPTADAS Texto de Berta Lucía Estrada

2014 BRONZE NO FUNDO DO RIO Texto de Mía Gallegos

2014 CINEMA IMAGINÁRIO Texto de Floriano Martins

2014 MÁSCARA IMAGINÁRIA Texto de Floriano Martins

2014 MÚSICA IMAGINÁRIA Texto de Floriano Martins

2015 A MOBÍLIA VIOLENTA DO FOGO Texto de Leila Ferraz

2015 A EXPRESSÃO DO LAMENTO 

2016 CIRCO CYCLAME

2016 LÁBIOS PINTADOS DE AZUL Texto de Aglae Margalli

2017 OSSOS DO ESPÍRITO 

2018 SELVA DE PELES Texto de Elys Regina Zils

2023 O CEGO IDEALISTA Texto de Wasily Kaplowitz

2023 A ÚLTIMA LINHA CAPAZ DE DEVOÇÃO Texto de Maria Lúcia Dal Farra


 

Agulha Revista de Cultura

Criada por Floriano Martins

Dirigida por Elys Regina Zils

https://arcagulharevistadecultura.blogspot.com/

1999-2023



Nenhum comentário:

Postar um comentário