sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Agulha Revista de Cultura # 128 | Fevereiro de 2019


SURREALISMO E JOVENS POETAS BRASILEIROS, 3


Com esta edição concluímos um tríptico destinado a mapear alguns pontos vitais de enlace entre surrealismo e jovens poetas brasileiros. Nas duas edições anteriores – ARC # 126 e ARC # 127 – trouxemos para nossos leitores uma breve mostra de poesia e pensamento de 20 poetas, nascidos a partir de 1970. Extrapolando nosso planejamento, teremos agora um número maior de poetas, 16 deles, o que vem comprovar que nosso mapeamento aponta em boa direção, sendo plenamente possível ampliar sua extensão. Em face disto é que temos em preparação a publicação de uma antologia reunindo 50 desses poetas.
Inserimos as três edições em uma pauta de comemoração do centenário do Surrealismo, onde está prevista, ao longo de 2019, a publicação de 24 números quinzenais. No entanto, não houve intenção alguma de estabelecer algum vínculo programático com o movimento, o que seria, de certo modo, um retrocesso. Além da mostra poética que aqui compilamos, interessa-nos, sobretudo, avaliar o pensamento desses poetas, conhecer a sua visão de mundo.
Nas três perguntas que acompanham cada seleção de poemas, sugeri reflexões sobre a relação entre vida & criação, suas afinidades e como percebem a reação de seus pares. Acerca de um dos aspectos observados, sobre o sentido de solidariedade existente nas novas gerações, é claro o risco de que tal perfil solidário se confunda com um padrão de confraria, que sempre permeou a nossa cultura, e alguns poetas chegaram a apontar uma aproximação por afinidade, sendo que esta se dá não por uma confluência estética, mas antes por um dado estratégico, o que amplia o risco de uma ausência de visão crítica.
Envolvendo poetas, editores, tradutores em torno de publicações e eventos, tem surgido em alguns pontos do país uma série de movimentos coletivos. A este respeito, observa Diogo Cardoso: Penso que essas trocas acabam por dar densidade e estofo ao fundo da criação por ela se alimentar desses diálogos e contrabandos, que se faz numa espécie de conspiração secreta. Luxas Perito, por sua vez, é mais direto e percebe que, em geral, as relações pessoais se sobrepõem à qualidade. De qualquer modo, é um esforço que se faz para vencer o teatro sombrio de uma realidade fatalista.
Considerando a extensão geográfica do país e sua estratificação cultural, ampliamos o mais possível o alcance de nossa lente, empenhados em abrir um panorama que trace uma viagem múltipla pelos estilos e obsessões de todas as partes desse aturdido Brasil. Ao contrário das duas primeiras fornadas, sempre com 10 poetas, aqui apresentamos 15 outros, cujo excesso não se explica, mas que tampouco incomoda. São belas vozes e todas elas benvindas.
Na sequência desta tríplice jornada, temos já em montagem uma antologia que deverá contar com a presença de 60 jovens poetas, nascidos a partir de 1970, cujo volume será incluído em nossa coleção de circulação pela Amazon: O amor pelas palavras.
Ao lado desses jovens poetas reproduzimos 70 imagens da obra plástica de Hannah Hoch (Alemanha, 1889-1978), irrequieta dadaísta, uma das pioneiras no uso de colagens e fotomontagens. Rompendo o círculo Dadá, todo ele constituído por homens, Hannah Hoch foi a primeira mulher a integrar a fileira das vanguardas. Sua obra, de cunho satírico, reagia contra o conceito da nova mulher na sociedade alemã, com afiados comentários acerca dos símbolos feminista da época.

Os Editores



*****

• ÍNDICE

1972 GLEDSON SOUSA

1977 WILSON ALVES BEZERRA

1979 GIULIANO FRATIN

1979 MÁRCIO SIMÕES

1979 RODRIGO BARBOSA

1980 NUNO GONÇALVES

1980 TITO LEITE

1983 DIOGO CARDOSO

1985 LUCAS PERITO

1986 LEONARDO CHAGAS

1989 MARIANA BASÍLIO

1991 PEDRO BLANCO

1993 JOAQUIM BUHRER

1994 LAÍS PAIVA

1995 IAN VIANA

1997 CÍNTIA FARIA









*****

EDIÇÃO COMEMORATIVA | CENTENÁRIO DO SURREALISMO 1919-2019
Artista convidada: Anna Höch (Alemanha, 1889-1978)


Agulha Revista de Cultura
20 ANOS O MUNDO CONOSCO
Número 128 | Fevereiro de 2019
editor geral | FLORIANO MARTINS | floriano.agulha@gmail.com
editor assistente | MÁRCIO SIMÕES | mxsimoes@hotmail.com
logo & design | FLORIANO MARTINS
revisão de textos & difusão | FLORIANO MARTINS | MÁRCIO SIMÕES
ARC Edições © 2019



Nenhum comentário:

Postar um comentário